Benfica volta a 2008/09

Desde a época 2008/09 que a equipa do Benfica não ficava fora tão cedo das provas da UEFA.

RTP /
André Almeida e Hulk protagonizaram um grande duelo em São Petersburgo EPA

A uma jornada do final da fase de grupos da Liga dos Campeões 2014/15 a equipa da Luz já não tem qualquer hipótese de se apurar para os oitavos de final da Champions nem ser repescada para a Liga Europa.

A derrota frente ao Zenit, por 1-0, em São Petersburgo, ditou o afastamento da equipa encarnada das competições europeias na presnete temporada.

É preciso recuar à temporada 2008/09 para encontrar um afastamento tão prematuro da UEFA por parte da equipa da águia. Nessa altura o benfica foi afastado da fase de grupos da Liga Europa, depois de ter perdido, por 1-0, no Estádio da Luz, frente ao Metalist. Era treiandor Quique Flores.

Do registo da participação do Benfica neste Grupo C da Champions ficam os números: uma vitória, um empate e três derrotas com dois golos marcados e seis sofridos.

Pior só em 2003/04 e 2004/05 quando o Benfica foi eliminado na terceira pré-elliminatória, afastado por Lazio e Anderlecht, respetivamente, mas nas duas situações seguiu para a Liga Europa.

No final do jogo com o Zenit, o treiandor do Benfica, Jorge Jesus, fazia o balanço do jogo e da participação da equipa na Liga dos Campeões: "Foi um jogo difícil para as duas equipas, acabámos por sofrer um golo no nosso melhor período. Na primeira meia hora não estivemos tão bem, não nos conseguimos adaptar ao clima. Mas a única oportunidade da primeira parte é uma bola do Salvio.

Na segunda parte, fizemos circular muito bem a bola, tivemos duas oportunidades, mas foi o Zenit que acabou por fazer o golo. O Benfica não merecia.

Antes de começar este grupo sempre disse que qualquer equipa podia ficar apurada. Na 'Champions' jogam os melhores. O Benfica saiu da 'Champions', mas saiu com qualidade. Temos de dar mérito à outra equipa. Era a decisão entre o Zenit e o Benfica, acabaram por ser eles mais felizes".





PUB