Contratos de Hulk e Witsel suscitam dúvidas à CMVM

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) teve dúvidas em relação aos contratos das transferências de Hulk e Witsel para o clube russo Zenit São Petersburgo, da Rússia.

RTP /
A CMVM quer mais dados sobre as transferências Lusa

A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios, que apurou que o regulador pediu informações adicionais aos contratos de saída dos jogadores do campeonato português.

A CMVM recusou comentar o assunto ao Negócios, mas o diretor de comunicação do Benfica, João Gabriel, referiu que a comunicação da transferência de Witsel no site da CMVM inclui a referência ao pagamento de um “montante líquido de 40 milhões de euros”. O jornal não conseguiu contactar o diretor de comunicação do FC Porto.

As transferências de Hulk e de Witsel para o Zenit São Petersburgo foram anunciadas no mesmo dia, 3 de setembro.

Primeiro, foi a SAD ‘encarnada’ que anunciou a alienação definitiva da totalidade dos direitos desportivos e económicos de Witsel por 40 milhões de euros, “valor da cláusula de rescisão consagrada no contrato de trabalho desportivo que vigorava entre o referido jogador e esta sociedade”.

Passado pouco tempo, foi o FC Porto que comunicou a saída de Hulk. Os seus direitos desportivos foram cedidos a título definitivo, enquanto os direitos económicos foram cedidos a 85 por cento.

Teodoro Fonseca, um dos empresários do jogador brasileiro disse na altura que os portistas iriam receber 40 milhões de euros e que também haveria uma parte a ser distribuída pelo fundo que detinha 15 por cento (nove milhões) dos direitos desportivos. Dos 60 milhões haveria ainda uma parte para valores de prémios desportivos a receber por Hulk e pelo agente, numa verba de cerca de dois milhões de euros.

PUB