Estudantes apagam a Luz

O Benfica perdeu esta noite por 2-1 frente à Académica, no encontro inaugural de ambas as equipas no campeonato 2010/2011. Mesmo reduzidos a dez elementos desde o início da segunda parte, os "estudantes" alcançaram a vitória no último minuto com um golaço de Laionel, e deram o primeiro triunfo de Jorge Costa frente ao Benfica.

Pedro Araújo Pina /
Academistas festejam o golo frente ao Benfica Reuters

O Benfica entrou bem melhor no encontro, pronto a esquecer a derrota da semana passada frente ao FC Porto, por 2-1, para a Supertaça. A Académica mostrava-se algo inibida, e limitava-se a defender, sem conseguir construir jogadas de ataque.

No entanto, os "estudantes" foram ficando mais atrevidos à medida que iam ganhando confiança, e começaram a apostar no contra ataque, alguns bastantes perigosos, onde conseguiram assustar Roberto por algumas vezes.

Aos 26 minutos o golo surge mesmo, através de um lance de bola parada, onde a Académica foi muito forte durante toda a partida. Diogo Valente cruza e Miguel Fidalgo consegue fugir à defesa benfiquista e fazer o primeiro do encontro.

A formação orientada por Jorge Jesus parece ter acusado a desvantagem, e desorganizou-se, não conseguindo construir jogadas de ataque e falhando bastantes passes. O intervalo chegou e o resultado no marcador mantinha-se favorável para os "estudantes".

Logo no início da segunda parte, a Académica fica reduzida a dez elementos, após expulsão de David Addy por acumulação de amarelos. O Benfica ganhou confiança e instalou-se no meio campo adversário, lançando bolas para a área sem dar descanso à defesa da Académica.

O golo do empate acaba mesmo por surgir, aos 62 minutos, após uma boa iniciativa de Fábio Coentrão na esquerda, que cruza para desvio de Franco Jara, primeiro golo do argentino ao serviço das águias.

A pressão do Benfica continuava, e a formação orientada por Jorge Costa, bastante organizada, ia conseguindo limpar os lances para desespero dos adeptos benfiquistas. Um ou outro contra ataque ia surgindo por parte dos "estudantes", mas acabavam por não resultar em nada.

Ainda assim, foi num destes contra ataques, no último minuto, que surge o melhor lance do encontro. Depois de grande corrida de Paraíba, Laionel recebe enquadrado com a baliza e arrisca o remate a mais de 30 metros de distância. A bola sai forte e colocada, numa espécie de chapéu a Roberto, que não teve qualquer hipótese de defesa. A bola ainda desvia na trave, junto ao ângulo, e acaba por entrar na baliza benfiquista.

A estrear-se em jogos oficiais aos comandos da Académica, Jorge Costa não podia ter começado de maneira melhor a época 2010/2011. Esta foi a primeira vitória do técnico frente ao Benfica.
PUB