Mantorras volta a sorrir e dá liderança aos «encarnados»

Um golo solitário do estreante Pedro Mantorras colocou este sábado o Benfica novamente na liderança provisória da Liga de futebol, na vitória sofrida por 1-0 sobre o Rio Ave, em jogo da 16 jornada da prova.

RTP /
Mantorras volta a marcar Lusa

No relvado "encharcado" do Estádio do Luz, o avançado angolano, que ainda não tinha actuado esta época no campeonato, facturou aos 70 minutos e garantiu o triunfo dos "encarnados" sobre o "lanterna vermelha" da competição.
 
Com este resultado, o clube da Luz alcança, mais uma vez, o topo da Liga, desta vez com dois pontos de vantagem sobre o FC Porto, que visita domingo o terreno do Belenenses, e o Sporting, que hoje não foi além de um "nulo" no campo do Trofense.   
 
Sem poder contar com Miguel Vítor e Katsouranis (castigados) e David Suazo (lesionado), o técnico dos "encarnados", Quique Flores, colocou Sidnei no centro da defesa, junto a Luisão, o francês Yebda no lugar de "trinco", e o paraguaio Cardozo a fazer dupla no ataque com Nuno Gomes. 
 
Do lado do Rio Ave, destaque para o regresso de Fábio Coentrão, jogador emprestado pelo Benfica à formação de Vila do Conde, ao Estádio da Luz e à inclusão no "onze" inicial do avançado Yazalde. 
 
Com o relvado do Estádio da Luz muito pesado, devido à chuva que caiu durante todo o dia em Lisboa, os primeiros minutos do encontro foram muito confusos, com as duas equipas a lutarem muito a meio-campo e a mostrarem muita dificuldades em construir jogadas de ataque. 
 
Mesmo assim, o Rio Ave alcançou a área "encarnada" aos 26 minutos, com Yazalde, em boa posição, a atirar por cima da baliza de Moreira. 
 
Com maior à-vontade em relvados "encharcados", a formação da Vila do Conde foi ganhando grande parte das batalhas a meio-campo, enquanto o Benfica apostava nas bolas por alto para Cardozo. 
 
Aos 43 minutos, o avançado paraguaio aproveitou uma confusão na área dos visitantes para acertar no poste da baliza de Paiva, com Di Maria, na recarga e sem ninguém entre os postes, a mostrar muito nervossismo ao atirar por cima. 
 
Pouco depois, durante o melhor período dos "encarnados" na primeira parte, Carlos Martins, com um remate colocado na marcação de um livre directo, obrigou o guardião do Rio Ave a executar uma grande defesa. 
 
Nos primeiros minutos da segunda metade, os "encarnados" voltaram a incomodarPaiva, e, desta vez, foi Cardozo que atirou à figura do guardião luso. 
 
Aos 60 minutos, o avançado paraguaio do Benfica voltou a acertar no poste, na sequência de um cabeceamento efectuado já dentro da pequena área.
 
Com o relvado a ficar em cada vez piores condições, Quique Flores lançou o Mantorras para o lugar de Nuno Gomes, e, no primeiro lance que protagonizou, o avançado angolano ganhou espaço na área e bateu Paiva, colocando os "encarnados" em vantagem, aos 70 minutos. 
 
Até final, e quando por vezes o encontro parecia mais râguebi do que futebol, Luisão ainda voltou a colocar à prova Paiva, após nova jogada confusa na área dos visitantes, mas o Rio Ave esteve perto de marcar, através do recém-entrado Pedro Moutinho, que, em boa posição, não acertou na baliza de Moreira.  
 
 
PUB