"Mão de Vata" recordada pelo autor da "proeza"

18 de Abril de 1990. A data ficou na história do futebol. Ao minuto 83 do jogo Benfica-Marselha, das meias-finais da Taça do Campeões Europeus, o avançado Vata marcou um golo com a mão e levou o Benfica para a final da competição

RTP /

Falar de Benfica-Marselha é falar de Vata. Vinte anos depois do famoso golo com a mão, as duas equipas reencontram-se nas competições europeias, e o nome do angolano volta à baila.

Duas décadas depois o antigo futebolista do Benfica recorda, em declarações à Antena 1, como tudo aconteceu e mais...a jogada foi tão rápida que terá sido com a mão ?

Vata Matanu Garcia nasceu em Uíge, Angola e faz, a 19 de Março, 49 anos. Actualmente é treinador na Austrália.

O ex-jogador actuou três épocas no Benfica, onde efectuou 76 jogos e marcou 35 golos.

Esse golo ditou o afastamento da equipa francesa e o consequente apuramento do Benfica para a final, mais tarde disputada com o AC Milan.

Do árbitro desse jogo De Marcel van Langenhove poucos falam.

O juiz de campo disse depois que tinha vários jogadores à frente. Só depois na televisão francesa conseguiu ver mas à terceira repetição.

Actualmente com 65 anos, Marcel van Langenhove continua ligado ao futebol: colabora com o Anderlecht na recepção aos árbitros estrangeiros que dirigem jogos deste clube, nas competições europeias.

 

PUB