Nacional festeja centenário com vitória sobre o Benfica

O Nacional da Madeira recebeu e venceu esta noite o Benfica em jogo da 2ª jornada da liga portuguesa de futebol por 2-1, e é agora líder provisório na tabela classificativa. Há 58 anos que as águias não perdiam os dois primeiros jogos do campeonato.

Pedro Araújo Pina /
Luis Alberto festeja o primeiro golo contra o Benfica AP Photo

O Benfica até entrou melhor no encontro e criou várias oportunidades de golo logo nos minutos iniciais. As águias controlavam o jogo, tinham mais posse de bola jogadas de ataque. O Nacional, por outro lado, limitava-se a defender e a apostar no contra ataque, ainda que bastante desorganizado.

O guarda-redes da formação madeirense, Bracalli, foi o herói do jogo, defendendo remate atrás de remate e levando ao desespero Jorge Jesus e os seus jogadores. O intervalo chegou e o empate a zero mantinha-se.

A segunda parte foi completamente diferente. O Nacional entrou mais confiante e atrevido e adiantou-se no marcador logo aos 5 minutos, por Luís Alberto, com um remate de cabeça, após uma saída menos boa de Roberto.

Com o golo, os papéis inverteram-se: o Benfica desorganizou-se e o Nacional ganhou confiança. Ainda assim, as oportunidades surgiam para os dois lados, com as águias a deixaram transparecer alguma falta de paciência. Aos 66 minutos, após novo erro de Roberto, Orlando Sá faz o segundo e deixa a formação de Jorge Jesus completamente desorientada.

O Nacional continuava confiante e a ameaçar a baliza de Roberto, e Bracalli continuava a evitar que o resultado sofresse alterações.

Já em período de descontos, Carlos Martins, com um remate fortíssimo, reduz para 2-1, mas já não foi suficiente para evitar a derrota das águias.

Esta é a primeira vez em 58 anos que o Benfica perde os dois primeiros jogos do campeonato.
PUB