São Paulo conquista Eusébio Cup

O Benfica perdeu este sábado com o São Paulo por 2-0, em encontro da Eusébio Cup disputado no Estádio da Luz. As "águias" entraram melhor, tiveram várias oportunidades de golo no primeiro tempo, mas a eficácia da formação brasileira no segundo tempo assegurou a conquista do troféu por parte do "tricolor".

Antena1 c/ LUSA /
O São Paulo celebra a conquista do troféu José Sena Goulão / LUSA

O Benfica apresentou-se hoje aos seus adeptos com uma derrota ante o São Paulo (2-0) e uma exibição para esquecer, mostrando que tem muito para trabalhar para conseguir uma equipa competitiva para a I Liga de futebol. 
 
Os brasileiros do São Paulo levam a Eusébio Cup para casa com toda a justiça, depois de terem dominado o jogo na segunda parte, período em que marcaram os seus dois golos.   

Um desfecho totalmente imprevisível, no estádio da Luz, face ao que se viu nos primeiros minutos, com o São Paulo a começar o jogo totalmente "a passo" e na defesa e o Benfica a dar sinais de que podia ir para uma vitória clara, após o remate ao poste de Lima, aos quatro minutos. 
 
Mas os pupilos de Paulo Autuori não quiseram ser o "bombo da festa" dos "encarnados" e, depois de aguentar o adversário nos primeiros 45 minutos, embalaram para uma justa vitória, tirando todo o partido de uma defesa local em dia mais que negativo e de um ataque visivelmente órfão de Cardozo. 
 
No final, quando o marcador já estava em 2-0 e se percebia que não ia haver golos da equipa da casa, as bancadas pediram mesmo o regresso do paraguaio, que o clube tenta transferir.   

Marcou o São Paulo aos 53 minutos, através de Aloísio, a entrar em velocidade na área, assistido por por Douglas, e aos 63, num "estranho" lance, concluído pelo calcanhar do defesa Rafael Toloi.   

Muitas culpas, no 2-0, para o reforço benfiquista Bruno Cortez, um ex-São Paulo, que não faz esquecer Melgarejo no lado esquerdo da equipa.   

A desorientação de Bruno Cortez estendeu-se aos seus companheiros de setor, sem capacidade para travar o rápido e enleante jogo paulista - os três amarelos que Duarte Gomes foi "obrigado" a mostrar foram para Matic, Maxi Pereira e Luisão.   

Cortez foi uma das novidades a titular, a par do guarda-redes Paulo Lopes (Artur está castigado), Djuricic e Markovic. Nenhum deles mostrou condições para ser titular e verdadeiro reforço para o ataque ao título.

E a nível de ataque, Jorge Jesus tem mesmo um grande problema para resolver - colmatar a falta de Cardozo, na dupla com Lima.       

Djuricic não foi o 10 que se quereria, Rodrigo, na segunda parte, esteve relativamente apagado e Gaitan e Markovic, nas laterais, também não convenceram, na ajuda ao mais avançado Lima.   

A estreia de um clube sul-americano na Eusébio Cup, que assinalou o regresso do Benfica à Luz, só pode obrigar Jorge Jesus a trabalhos redobrados, nos dias que ainda tem pela frente antes do arranque do campeonato. 

Mesmo com Sálvio e Sílvio recuperados de lesões, fica a ideia de que a "máquina" da Luz não é a mesma da última época, sobretudo ante equipas rodadas, como é o caso do São Paulo, e treinadores experientes, como Paulo Autuori.  
PUB