Giro - Cavendish ganha etapa, Phinney continua de rosa e Oliveira em 10.º

A edição deste ano da prova transalpina tem a particularidade de ter as três primeiras etapas disputadas na longínqua Dinamarca, propícias aos roladores

RTP /
Cavendish ganha mais um sprint shtv

Mark Cavendish, da Sky, impos-se, ao sprint, na primeira etapa em linha da Volta a Itália, que continua na Dinamarca, após 206 quilómetros, num circuito urbano, em Herning.

Nelson Oliveira, da RadioShack, chegou integrado no grosso do pelotão e mantém o 10.º lugar da geral.

O "Expresso da Ilha de Man", apesar de uma queda ter prejudicado alguns
dos velocistas na derradeira curva, quase a 90 graus, antes da reta da meta,
confirmou as suas credenciais e alcançou a sua oitava vitória no Giro, batendo, entre outros, o compatriota Matt Goss (GreenEdge), o francês Geoffrey Soupe (FDJ), o norte-americano Tyler Farrar (Garmin) e o australiano Mark Renshaw (Rabobank).

Phinney conseguiu manter a camisola rosa, mas a custo, já que sofreu uma avaria na correia da sua bicicleta, a oito quilómetros do final, tendo de ser "rebocado" pelos companheiros de equipa, segurando as vantagens de nove e de 13 segundos, respetivamente, sobre o britânico Thomas Geraint (Sky) e o dinamarquês Alex Rasmussen (Garmin).

Segunda-feira, na terceira de 21 etapas deste 95.º Giro, os corredores vão percorrer 190 quilómetros, ainda na Dinamarca e novamente destinados
a privilegiar os "sprinters", com partida e chegada em Horsens e uma contagem de montanha de quarta categoria.
Tópicos
PUB