Valverde e Contador ao ataque na Volta a Andaluzia

| Ciclismo

|

O espanhol Alejandro Valverde, líder da Movistar Team, ganhou esta quarta-feira a primeira etapa da Volta a Andaluzia, impondo-se na meta em Granada, ao 'sprint', a um grupo de apenas seis ciclistas.

Os 156 quilómetros de Rincón de la Victoria a Málaga tiveram já montanha de primeira, com o Alto de Monachil, o que permitiu que meia dúzia de concorrentes, entre os quais Valverde e Alberto Contador (Trek-Segafredo), chegasse com avanço de alguns segundos sobre os mais diretos perseguidosres.

Foi Contador que atacou no Monachil, mas seria o veterano Valverde - 36 anos - que mais beneficiou, averbando o triunfo em 4:02.28 horas, numa tirada em que não houve bonificações.

Com o tempo de Valverde entraram o holandês Wout Poels (Sky), o suíço Sebastien Reinchenbach (FDJ), o italiano Diego Rosa (Sky), o espanhol Ion Izaguirre (Bahrain) e Contador.

O espanhol Mikel Landa (Sky), o colombiano Rigoberto Uran (Cannondale) e os franceses Thibaut Pinot (FDJ) e Warren Barguil (Sunweb) minimizaram os estragos e cederam somente cinco segundos, mas o resto do pelotão soma já atrasos na casa das dezenas de segundos ou minutos.

Entre os ciclistas que perderam algum tempo para os primeiros esteve o português André Cardoso, da Trek-Segafredo - chegou em 37.º, a 1.04 minutos do sexteto da frente.

Na quinta-feira, a Volta a Andaluzia avança já para a etapa 'rainha', indo de Torredonjimeno até ao Alto Peña del Águila (178 km).

A informação mais vista

+ Em Foco

A Grécia agradeceu a Portugal a solidariedade do país pela disponibilidade de receber mil migrantes e refugiados, atualmente alojados em condições precárias naquele país.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.