Belenenses 0 - 2 Vitória Guimarães, 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal

por RTP

O Vitória de Guimarães venceu esta noite o Belenenses por 2-0, em encontro da primeira-mão das meias-finais da Taça de Portugal, disputado no Estádio do Restelo, e deu assim um passo importante rumo à final da prova. O Belenenses começou melhor, teve momentos em que foi superior, mas a formação minhota foi mais eficaz e aproveitou as poucas oportunidades de que dispôs. Ricardo, aos 29 e 76 minutos, foi o autor dos golos da partida.

21h55 - Final da partida no Restelo!

90'+2 -
Remate forte de Fernando Ferreira, a tentar aproveitar o adiantamente de Douglas, mas a bola sai por cima da baliza do Guimarães.

90' - O árbitro dá 5 minutos de compensação.

90' - Cartão amarelo para Leonel Olímpio.

88' - Substituição no Vitória de Guimarães!
Sai Ricardo, entra Machis.

87' -
Defesa complicada, mas segura, de Douglas, após cabeceamento de Diawara junto à pequena área do Vitória de Guimarães.

82' - Substituição no Belenenses!
Sai Fredy, entra Si Salem.

80' - Substituição no Vitória de Guimarães!
Sai Tiago Rodrigues, entra João Ribeiro.

76' - Golo do Vitória de Guimarães!
Numa altura em que o Belenenses estava melhor, é a formação vimaranense que volta a marcar e a dilatar a vantagem! Pontapé livre cobrado para o centro da área, Ricardo consegue desmarcar-se e cabecear sem hipótese para Filipe Mendes!

73' -
O Belenenses volta a criar perigo! Cruzamento para Diakité junto à área, mas o cabeceamento sai ligeiramente ao lado da baliza.

73' - Cartão amarelo para Douglas
, por demorar a repor a bola em jogo.

72' -
Que desperdício para o Belenenses! Cruzamento da direita do ataque da equipa da casa, Arsénio estava completamente sozinho ao segundo poste, mas não acreditou que a bola chegasse até ele e atirou ao lado!

71' -
Remate forte de Crivellaro, de fora da área, Filipe Mendes defende a dois tempos.

70' - Cartão amarelo para Alex.

67' - Substituição no Vitória de Guimarães!
Sai Barrientos, entra Crivellaro.

65' -
Outra vez Diawara com perigo, após cruzamento de Fredy da direita para o primeiro poste, mas a bola a sair ligeiramente ao lado da baliza.

64' -
Grande defesa de Douglas, após cabeceamento de Diawara, mas o ponta-de-lança do Belensenses estava em posição irregular no momento do passe.

62' - Substituição no Belenenses!
Sai Tiago Caeira, entra Diawara.

59' - Cartão amarelo para Ricardo
, por falta sobre Nélson.

58' -
Que perigo para a baliza do Guimarães! Cruzamento da direita do ataque do Belenenses, Douglas tem uma saída em falso, mas Diakité, ao segundo poste, não consegue cabecear na direção da baliza!

52' - Substituição no Belenenses!
Sai Desmarets, entra Arsénio.

48' -
Grande passe de Tiago Rodrigues para a desmarcação de um jogador do Guimarães, mas a defesa do Belenenses, por João Afonso, consegue afastar o perigo!

21h04 - Recomeça a partida.


20h48 - Intervalo no Restelo.

45' - O árbitro dá 1 minuto de compensação.

45' - Cartão amarelo para Fredy
, por simular grande penalidade.

45' - Cartão amarelo para Fernando Ferreira
, por falta sobre Leonel Olímpio.

42' -
Ricardo ameaça outra vez pela direita, mas desta vez Filipe Mendes consegue parar o remate!

O Belenenses tenta responder à desvantagem, mas parece não conseguir encontrar soluções para criar perigo junto à área do Guimarães.


29' - Golo do Vitória de Guimarães!
Grande falha da defesa do Belenenses, com Nelson a não conseguir intercetar um passe longo, Ricardo recebe na área e ganha espaço para o remate, rasteiro, com a bola a parar só no fundo da baliza da equipa da casa!

27' - Cartão amarelo para André André
, por simular grande penalidade. O jogador do Guimarães tenta receber um passe de Baldé para o interior da área, Filipe Mendes antecipa-se e André André tenta enganar o árbitro.

Belensenses melhor nos últimos minutos, mais pressionante e mais organizado no ataque. É a equipa da casa que está mais perto do golo neste momento.


14' -
Confusão na área do Guimarães após cruzamento muito chegado à baliza, a bola sobra para Fernando Ferreira, ligeiramente descaído para a direita, o remate sai cruzado, mas ao lado da baliza defendida por Douglas.

13' -
E agora foi Tiago Silva a ameaçar a baliza do Guimarães, mas Douglas estava atento e segura o cruzamento da direita.

Primeiros 10 minutos muito equilibrados, com as duas equipas a terem iniciaitiva na procura do primeiro golo, e a conseguirem chegar com algum perigo às áres adversárias. Ainda assim, a melhor oportunidade de golo pertenceu ao Belensenses, após cabeceamento de João Meira para defesa complicada de Douglas.


10' -
Grande defesa de Douglas, a evitar o primeiro golo do encontro! Canto cobrado da esquerda do ataque do Belenenses, João Meira salta ao primeiro poste para o cabeceamento, mas o guardião vimaranense estava atento e consegue evitar o pior!

4' -
Contra-ataque rápido do Vitória de Guimarães pelo corredor esquerdo, a defesa do Belenenses consegue afastar uma primeira iniciativa, a bola sobra para Luís Rocha, à entrada da área, mas o remate sai muito por cima da baliza.

20h02 - Início da partida no Restelo!
Sai a equipa da casa a jogar!

------------------------------------------------

Equipas:

Belenenses
Filipe Mendes, Duarte Machado, João Meira, João Afonso, Nelson, Fernando Ferreira, Diakité, Desmarets, Tiago Silva, Fredy, Tiago Caeiro
Suplentes
Matt Jones, Kay, Ricardo Alves, Arsénio, Si Salem, Filipe Ferreira, Diawara
Treinador: Mitchell Van Der Gaag

Vitória de Guimarães

Douglas, Alex, Paulo Oliveira, El Adoua, Luís Rocha, Leonel Olímpio, André André, Ricardo, Tiago Rodrigues, Barrientos, Baldé
Suplentes 
André Pereira, Freire, João Ribeiro, Siaka Bamba, Machis, Jona, Crivellaro
Treinador: Rui Vitória

Estádio: Restelo

Árbitro: Hugo Pacheco