Énio Mendes sagrou-se campeão de ténis de mesa na Grécia

Énio Mendes foi campeão de ténis de mesa na Grécia pelo Olympiakos. Já somava títulos em Portugal e Espanha.

José Carlos Lopes /

Foto: Énio Mendes

Vencer é um hábito antigo. Em Portugal conquistou 21 títulos nacionais. Foi campeão sénior em 2011. Em 2012, venceu a Superdivisão Espanhola, ao serviço do CajaSur Priego TM.

Começou a praticar a modalidade na escola quando vivia na Camacha também devido a influência familiar.

Foi para o Estreito, um clube com tradição no ténis de mesa, aos 18 anos foi para a Aleamanha, mas a experiência não foi positiva devido à falta de palavra dos dirigentes e de condições.

Regressou ao Estreito, uma época depois foi representar o São Roque, onde esteve cinco épocas.

A presença nas seleções também passou a ser habitual na vida de Énio Mendes. Enquanto júnior foi medalha de bronze no Europeu de Jovens por equipas em 2002, como sénior integrou a seleção que foi terceira classificada no europeu de equipas em 2012.

Atualmente, e perante a titularidade absoluta de Marcos Freitas, João Monteiro e Tiago Apolónia, a Federação resolveu apostar em jovens para acompanharem o trio.

Énio Mendes compreende a decisão mas também não esconde a tristeza por sentir que tem categoria para estar na seleção nacional.

Esta semana renovou por mais duas épocas com o Arteal – Santiago mas, como atualmente é permitido, pensa também jogar em França, onde está Marcos Freitas a representar o Pontoise.
PUB