Há clubes a recorrer ao lay-off, mas é ilegal

por Antena 1

Foto: Reuters

Poderá o futebol recorrer ao lay-off? Há mesmos alguns clubes nacionais que o estão a fazer. O primeiro, por cá, foi o Belenenses SAD. Mas na opinião de especialistas ouvidos pela Antena 1, para já, não é legal.

O actual recurso ao lay-off, presente na lei pode ser feito por duas vias: quebra de atividade ou a redução em quarenta por cento das receitas.

Na primeira situação, o professor de direito desportivo João Leal Amado não acredita que os clubes evoquem a quebra de atividade e respetiva suspensão dos contratos dos jogadores.

Já outro o professor de Direito Desportivo e antigo secretário de Estado do Desporto, Alexandre Mestre vai mais longe e justifica que na nova lei de lay-off os locais de treino deixaram de estar interditos.

Alexandre Mestre também defende que não é possível aos clubes do futebol profissional evocarem para já a quebra de receitas em 40 por cento.

Se se verificarem os requisitos, não só os clubes do futebol profissional poderão recorrer ao lay-off. como também são elegíveis os clubes que participam nos campeonatos de Portugal ou mesmo nos distritais.
pub