Marcelo: "É tão importante um golo de calcanhar como a defesa de um penalti"

por RTP

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu em Belém a seleção nacional. Depois de chegar a Lisboa, a equipa das Quinas dirigiu-se ao palácio presidencial para apresentar o troféu e serem entregues os alvarás de condecoração. O Presidente da República homenageou toda a seleção e não esqueceu os portugueses espalhados pelo mundo.

Marcelo Rebelo de Sousa começou o discurso com um “Boa tarde campeões. Boa tarde campeões da Europa”. O Presidente da República fez uma homenagem aos jogadores e aos emigrantes, elogiando o presidente da Federação Portuguesa de Futebol e agradecendo ao “campeão” e “líder Fernando Santos, um homem de fé”.

Marcelo elogiou a “liderança tão inteligente, tão serena, tão calma, tão resistente, tão persistente, nunca tendo medo de nada”. O chefe de Estado dirigiu-se depois aos jogadores “campeões”. “Muita gente, ao longo deste mês disse que eles são bons mas têm sorte. Está provado que não há acaso, nem sorte, nem uma equipa banal ou que não fosse a melhor”

“Eram e são os melhores da Europa e toda a Europa e todo o Mundo o disse”, afirmou o Presidente. O chefe de Estado elogiou a equipa no seu todo, recordando que “é tão importante um golo marcado com um toque de calcanhar genial como é a defesa de um penalti que permite a passagem”.
"Somos tão bons ou melhores"
Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ainda que os jogadores “lembraram-se daquilo que podiam fazer pelo orgulho de ser português” e pela comunidade emigrante. “Os que foram há cinquenta anos e dormiam no chão ou nos bidonville e que chegaram onde chegaram e estiveram convosco"

“Que hoje entram nos empregos e dizem: Nós não somos só cidadãos de primeira porque vem na lei do país amigo que é a França. Nós somos porque somos tão bons ou melhores que vocês”. As palavras de apreço dirigiram-se ainda a todos os portugueses, bem como para as ex-colónias.

O discurso de Marcelo foi feito antes de serem entregues os alvarás de condecoração da Ordem de Mérito que será entregue a todos os jogadores. O Presidente realçou que esta não é a maior condecoração e que a maior já lhes foi dada pelo povo português.

“Uma condecoração feita de orgulho e gratidão. Orgulho por aquilo que fizestes durante mais de um mês por Portugal. Gratidão porque o dia de hoje não é igual. (…) A diferença foi o vosso exemplo”, afiançou o chefe de Estado.

“A diferença entre hoje e ontem é que hoje temos mais razões devido a vocês para acreditarmos em Portugal. Viva Portugal. Viva Portugal. Viva Portugal”, conclui Marcelo Rebelo de Sousa.
pub