MotoGP arranca em Portimão com a economia local em alta

por Antena 1

Athit Perawongmetha - Reuters

Os adeptos de corridas de motos vão poder assistir ao vivo, esta sexta-feira, aos primeiros treinos livres para o Grande Prémio de MotoGP, em Portugal. Contentes com este evento estão os atores económicos da região algarvia.

São muitos os hotéis lotados e sente-se um forte impacto na economia ligada ao turismo, positivo, com valores a poder superar os 40 milhões de euros. Os empresários dizem que dificilmente haveria melhor forma de fechar a chamada época baixa.

O Autódromo Internacional do Algarve é a casa que acolhe este evento motorizado, sendo também aqui que se realiza a prova inaugural do campeonato do mundo de moto GP deste ano.

São esperados nas bancadas perto de 150 mil espectadores durante o fim de semana. O piloto Miguel Oliveira é uma das atrações para quem gosta desta modalidade.

Esta pista já consagrou o piloto português, mas há mais quatro pilotos de MotoGP que já venceram em Portimão: o francês Fabio Quartararo (Yamaha), que triunfou em 2022, e o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), atual campeão do mundo.

Os primeiros treinos livres começam com a modalidade Moto2, marcados para as 9h50 e para as 14h05, enquanto os pilotos de Moto3 vão testar as suas motos às 9h00 e às 13h15.

As motos da principal categoria do Mundial vão para a pista a partir das 10h45, durante 45 minutos.

Já à tarde, os pilotos de MotoGP têm mais uma hora para preparar a qualificação de sábado, entre as 15h00 e as 16h00.

O GP de Portugal inaugura também as corridas sprint no MotoGP, novidade para esta temporada, estando marcada para sábado, às 15h00, com 12 voltas, com as 25 da corrida principal a terem início às 14h00.


pub