Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Pelé no pós-futebol Reuters

Pelé. A vida pós-futebol

Depois de terminar a carreira no futebol, Pelé continuou a ser um dos grandes embaixadores da modalidade. Apoiou várias causas ao longo dos anos e destacou-se pelo papel que ainda teve no Santos, como diretor de Relações internacionais do clube e coordenador dos escalões de formação.

Participou em filmes, sendo o mais famoso o papel que desempenhou na longa-metragem de 1981 “Fuga para a Vitória”, onde contracena com nomes como Sylvester Stallone e Michael Caine.




Esteve também ligado à música tendo gravado um disco com Ellis Regina e foi condecorado pela Rainha Isabel II de Inglaterra pela sua contribuição para o futebol e como o popularizou pelo mundo.

Foi eleito, em 1999, o jogador do século pela Federação Internacional de História e Estatística de Futebol e um ano depois a FIFA elegeu-o como o jogador do século. Foi novamente distinguido pelo organismo mundial do futebol em 2013 com uma Bola de Ouro como forma de premiar a carreira do astro brasileiro, uma forma de “consertar uma injustiça”.

O Rei foi também o presidente honorário do New York Cosmos e participou na vida política. Pelé foi ministro do Desporto no governo de Fernando Henrique Cardoso.