Uma estátua de Pelé ostenta o número 10 Reuters

Pelé. O sonho norte-americano

"Em Itália e Espanha ganharás campeonatos. Mas no New York Cosmos, nos Estados Unidos, ganharás um país". Foram estas as palavras de Clive Toye, vice-presidente do New York Cosmos para convencer Pelé a mudar-se para a grande metrópole.

Depois de terminada a carreira com o Santos, Pelé queria ser apenas jogador de um clube só mas problemas financeiros levaram-no a ouvir a proposta da equipa norte-americana.

Uma proposta que surgiu primeiramente em 1970. Recusando sempre sair do Brasil para representar outro clube, Pelé decidiu em 1975 ouvir a proposta dos Estados Unidos devido a uma situação financeira débil.

Depois de confirmada a ida para Nova Iorque, Pelé assinou um contrato astronómico, tornando-se no jogador mais bem pago do mundo num desporto coletivo. Muito se especulou sobre os valores que ganhou mas sabe-se que foram milhões, com o brasileiro a tornar-se numa figura de proa do clube, ganhando muito dinheiro com a imagem.

Depois de anunciado com pompa e circunstância, Pelé estreou-se a 15 de junho de 1975, oito meses depois de ter feito o último jogo pelo Santos. Foi contra os Dallas Tornado, no Downing Street, com capacidade para 22 mil pessoas.

Nova vida dada ao futebol norte-americano, com uma grande cobertura mediática após a contratação do astro brasileiro e uma transmissão para mais de 30 países em todo o mundo. Mais de dez milhões de pessoas viram a partida na CBS (um recorde no que toca a futebol nos Estados Unidos) e o estádio teve mais de 300 jornalistas.

O jogo terminou com um empate a dois golos e Pelé foi estrela com uma assistência e um golo de cabeça, depois de o Cosmos ter estado a perder por 2-0. Até 1977, o Rei marcou 37 golos e festejou a conquista de uma liga americana.

A 1 de outubro de 1977, Pelé despediu-se definitivamente dos relvados, num jogo que colocou frente a frente Cosmos e Santos. Numa partida disputada no Giant Stadium, o jogador brasileiro jogou a primeira parte pelo Cosmos e na segunda voltou a vestir a camisola do Santos.

A equipa norte-americana venceu por 2-1, com Pelé a marcar um dos golos do Cosmos. Após o fim da partida, Pelé fez um discurso de despedida em que repetiu a palavra Love em coro com todo o estádio.