Porto 3 - 0 Marítimo, 2.ª jornada da I Liga

por RTP

O Marítimo, que na semana passada, na abertura do Campeonato, recebeu e bateu o Benfica, foi hoje impotente para contrariar o Porto e conseguir um resultado positivo no Estádio do Dragão. A equipa de Paulo Fonseca entrou lenta, mas acelerou a partir do primeiro quarto de hora e, a partir daí, não deu qualquer hipótese aos madeirenses, que já perdiam por duas bolas a zero quando soou o apito para o intervalo.

Fim do jogo.

90+2' - Extraordinária defesa de Sá, a desviar por cima da trave uma bola atirada por Lucho.

Quatro minutos de compensação.

84' - Na meia-lua, Quintero puxa do pé esquerdo e solta uma bomba que sai pouco ao lado do poste esquerdo da baliza de José Sá.

79' - Substituição no Marítimo sai Danilo Pereira, entra Marakis.

78' - Boa jogada coletiva do Porto, com Jackson a receber o último passe e a ultrapassar o guarda-redes do Marítimo, mas Danilo Rosário, em cima da linha de golo, evita o bis do colombiano e desvia para canto.

77' - Substituição no Porto - Sai Licá, entra Iturbe.

71' - Jogada rápida: Quintero ziguezagueia por entre adversários, deixa para o cruzamento de Sandro e Lucho quase consegue a emenda à boca da baliza. No entanto, a bola morre nas mãos de Sá.

68' - Cartão amarelo para João Luiz, do Marítimo, por falta sobre Quintero.

Confortável na gorda vantagem de que dispõe, o Porto deixou de ser tão pressionante e passou ao Marítimo a responsabilidade de dar ritmo à partida. No entanto, a equipa de Pedro Martins pouco jogo ofensivo tem produzido e, dentro disso, sempre de modo inofensivo.


66' - Substituição no Porto - Sai  Josué, entra Quintero.

64' - Heldon consegue ultrapassar Danilo, cruza para a área azul-e-branca, mas há um desvio que leva lentamente a bola para as mãos do guardião do Porto.

61' - Substituição no Marítimo - Sai Sami, entra Brígido.

55' - Defour é muito lento e desperdiça uma situação de superioridade numérica do ataque portista. Passa o perigo para as redes à guarda de Sá.

48' - Golo do Porto - Josué converte a grande penalidade.

48' - Cartão amarelo para Danilo Pereira, do Marítimo, pela falta que originou o penálti.

48' - Penálti contra o Marítimo, por falta sobre Otamendi.

45' - Substituição no Porto - Sai Mangala, entra Maicon.

45' - Substituição no Marítimo - Sai Alex Soares, entra Heldon.

20h48 - Recomeça o jogo.

Intervalo no estádio do Dragão.

Um minuto de compensação.

43' - Cartão amarelo para Josué, do Porto, por tentar iludir o árbitro simulando falta para grande penalidade.

38' - Golo invalidado a Jackson, por fora-de-jogo.

37' - Cartão amarelo para Márcio Rozário, do Marítimo.

36' - Golo do Porto - Licá aparece que nem um relâmpago na pequena-área do Marítimo para finalizar com sucesso uma combinação perfeita entre Josué e Danilo.

34' - O Marítimo assoma finalmente a zonas próximas da baliza do Porto, primeiro num livre da direita e depois num pontapé de canto no flanco contrário. Nada de assinalável aconteceu.

32' - Sandro cruza longo da esquerda e Jackson cabeceia ligeiramente por cima. Só dá Porto nesta altura do jogo.

30' - Danilo cruza para a pequena-área, Lucho dispara para a baliza, mas um corte providencial de um dos centrais do Marítimo faz a bola sair pela linha de fundo. Esteve quase a acontecer o segundo golo dos azuis e brancos.

27' - Golo do Porto - à terceira foi de vez e Jackson inaugura o marcador. Jogada fantástica, esforçada, de Licá pelo flanco esquerdo a dar de bandeja para o colombiano.

25' -
Isolado perante Sá, depois de superiormente desmarcado por Lucho, Jackson não consegue encontrar uma solução eficaz. O colombiano limitou-se a entregar a bola ao guarda-redes adversário...

25' - Combinação entre Josué e Jackson, mas o colombiano perde o tempo de remate. Passou o perigo.

Joga-se quase exclusivamente no meio-campo do Marítimo. Grande pressão dos portistas, mas o último reduto dos madeirenses está a dar conta do recado. Estamos em cima dos 25 minutos de jogo.

16' - Grande defesa de Sá a um petardo de Danilo.

O Porto entrou muito 'macio' no jogo, mas parece agora mais assertivo, o que se reflete numa postura mais retraída do Marítimo. Quinze minutos já passaram desde o apito inicial.

11' - Duplo falhanço, primeiro do guardião maritimista e depois de Josué, a enjeitar o brinde ao rematar para fora quando tinha a baliza à sua mercê e a falhar assim o que seria o golo do Porto.

9' - Licá serve Lucho a partir do flanco esquerdo, mas o remate de primeira do argentino vai para as nuvens.

8´-encaixa sem problemas um remate distante de Licá.

7' - Contra-ataque veloz e perigoso do Marítimo, com Otamendi em última instância a evitar males maiores para as redes defendidas por Helton.

Os primeiros cinco minutos da partida decorrem sem 'sobressaltos' para ambos os lados.


!9h45 - Início da partida.

-------------------------------

Equipas

FCPorto
Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Defour, Josué, Lucho, Licá, Jackson
Suplentes
Fabiano, Maicon, Fucile, Herrera, Quintero, Iturbe, Ghilas
Treinador: Paulo Fonseca


Marítimo
José Sá, Briguel, Igor Rossi, Márcio Rozário, Rúben Ferreira, Alex Soares, Danilo Pereira, João Luiz, Sami, Derley, Artur
Suplentes
Welligton Lima, Luís Olim, Gegé, Sérgio Marakis, Rúben Brígido, Heldon, Fidelis
Treinador: Pedro Martins


Árbitro: Jorge Ferreira (Braga)