Segurança "foi exemplar" no Rali Vinho da Madeira

por RTP

José Paulo Fontes, responsável pela organização do Rali Vinho da Madeira garantiu no Telejornal que a segurança durante a prova foi "exemplar", frisando que "a organização não tem responsabilidade na colocação das pessoas".

Lamentando emocionado a morte de Vitória, uma menina de oito anos atropelada por um dos últimos dois carros em prova, José Paulo Fontes sublinhou que "a criança não deveria estar naquele local", e que está a fazer-se tudo a ser feito para compreender o que sucedeu.

"Havia muitas pessoas, uma vez que aquele é um lugar mítico do Rali", reconheceu, sublinhando que "estamos sempre a fazer apelos para as pessoas terem um comportamento adequado no seu posicionamento" e garantindo que havia comissários de prova suficientes no local.

"Estavam todas as condições de segurança para que ninguém pudesse atravessar a estrada naquele momento", garantiu, lembrando ainda que "ninguém pode atravessar durante a especial".

José Paulo Braz reconhece que o público é avisado que o seu comportamento é sua responsabilidade, "para não imputar responsabilidades à própria organização", uma vez que o Rali se passa em áreas públicas.

O organizador da prova referiu que o Rali é acarinhado pelos madeirenses "de todas as gerações" e que "quem conhece as estradas da Madeira, temos arribas, portanto as pessoas sobem e escolhem os locais para ver passar as viaturas".

Este ano houve muitas pessoas a ver o Rali e a segurança "foi exemplar", garantiu.

"A organização não tem responsabilidade na colocação das pessoas", frisou, acrescentando que este acidente vai trazer reforço da atenção.

"Todos os nossos cuidados são poucos" e ninguém pode garantir "que tudo vai correr na perfeição" mas "tudo vamos fazer para que não volte a acontecer", prometeu José Paulo Fontes.

O Ministério Público vai investigar todo o incidente.
pub