Sporting 2 - 0 Tondela

por RTP/Zerozero.pt
 

Liga Portuguesa

Campeonato


Sporting
2 - 0
Tondela

O Sporting recebeu e venceu o Tondela, por 2-0, em jogo da sexta jornada da I Liga de futebol. Os golos dos "leões" foram marcados por Jérémy Mathieu e Bruno Fernandes. Um golo do defesa-central francês Mathieu, aos 12 minutos, na conversão de um livre direto, e outro de Bruno Fernandes, aos 72, foram suficientes para a equipa `leonina` somar a sexta vitória em outros tantos jogos do presente campeonato. Com este triunfo, o Sporting assume a liderança isolada da prova com 18 pontos, mais três do que o FC Porto, que joga no domingo em casa do Rio Ave, enquanto o Tondela mantém para já o 13.º lugar com cinco pontos.

Equipa Inicial

1Rui Patrício
5Fábio Coentrão
4Sebastián Coates
92Cristiano Piccini
22Jérémy Mathieu
14William Carvalho
8Bruno Fernandes
9Marcos Acuña
10Alan Ruiz
28Bas Dost
45Iuri Medeiros
Suplentes
18Romain Salin
6André Pinto
25Radosav Petrovic
16Rodrigo Battaglia
88Seydou Doumbia
77Gelson Martins
11Bruno César

1Cláudio Ramos
20Ricardo Costa
4Nick Ansell
22David Bruno
23Joãozinho
7Claude Gonçalves
10Pedro Nuno
8Hélder Tavares
77Murilo Freitas
19Tomané
11Miguel Cardoso
Suplentes
12Ricardo Janota
2Fahd Moufi
40Júnior Pius
27Bruno Monteiro
17Joca
14Mateusz Zachara
9Tyler Boyd

Comentários

90+4apitofinalO árbitro Manuel Oliveira apita para o final da partida
90+4amareloCartão amarelo para Ricardo Costa (Tondela)

Ricardo Costa vê o seu 3º amarelo na prova (6 jogos)
90+4amareloCartão amarelo para Júnior Pius (Tondela)

Júnior Pius vê o seu 1º amarelo na prova (1 jogos)
90+3Bruno Fernandes é o único jogador da Liga 17/18 a marcar + do que um golo fora da área (4 golos):TondelaEstorilVitória SC x2
90+3Sporting limita-se a gerir a vantagem até ao final da partida.
90+1tempoadicionalO árbitro dá mais 4 minutos
90+1amareloCartão amarelo para Gelson Martins (Sporting)

Gelson Martins vê o seu 1º amarelo na prova (6 jogos)
88Nas últimas 5 épocas, apenas Slimani marcou em mais jogos jogos consecutivos (5); Bruno Fernandes igualou Fredy Montero (4)
87amareloCartão amarelo para Miguel Cardoso (Tondela)

Miguel Cardoso vê o seu 1º amarelo na prova (5 jogos)
83Sporting: Incrível!!! Em dois cantos consecutivos, William Carvalho atirou duas bolas ao poste. A primeira, diga-se, teve Cláudio Ramos a brilhar com uma grande defesa. O médio português esteve muito azarado...
81substituicaoSporting
Entra: Bruno César
Sai: Fábio Coentrão

Bruno César participa no seu 3º jogo na prova (3ª vez em que actua como suplente utilizado)
78Sporting: O Sporting, novamente perto do terceiro golo. Cruzamento de Picinni - Gelson na jogada, outra vez... -, com Bas Dost a desviar para fora.
78substituicaoTondela
Entra: Joca
Sai: Tomané

Joca participa no seu 2º jogo na prova (2ª vez em que actua como suplente utilizado)
76Sporting: Acuña muito perto do golo! Cruzamento da direita de Gelson Martins, a defesa do Tondela a cortar, e Acuña, com um remate que saiu enrolado, a estar muito perto do terceiro.
Bruno César vai ser o último homem lançado por Jorge Jesus.
75Bruno Fernandes fez o 6.º golo em 2017/18, a época mais goleadora da sua carreira (9 jogos); marca há 4 jogos consecutivos
Depois de uma segunda parte morna, em que deixou o Tondela assustar num ou noutro lance, o Sporting, com este golaço de Bruno Fernandes, consegue dar, praticamente, uma machadada final no resultado. O Tondela precisa de um pequeno milagre para evitar a derrota.
75amareloCartão amarelo para Bruno Fernandes (Sporting)

Bruno Fernandes vê o seu 3º amarelo na prova (6 jogos)
73Está feito o segundo do Sporting!! Mais um golaço de Bruno Fernandes! Depois de uma jogada de insistência do ataque leonino, Bruno Fernandes recebeu a bola na meia-lua e rematou com mestria ao ângulo da baliza tondelense. O internacional português não consegue marcar golos normais...
72goloGOLO Sporting!
Bruno Fernandes marca

Bruno Fernandes marca o seu 5º golo na prova (6 jogos)
71Passe tenso de Joãozinho para a área leonina, mas a bola sai ligeiramente comprida. Os adeptos não estão a gostar desta fase do Sporting.
70O Sporting é a equipa da Liga NOS 2017/18 com mais golos de livre direto (3); apenas Boavista, Braga, V. Setúbal e Rio Ave marcaram (1) na prova
68Lance de insistência do ataque do Tondela, Tomané a desviar de cabeça, mas Patrício a segurar sem problemas. Depois de algumas queixas, o guardião já está recuperado.
64Cruzamento de Murillo, no lado esquerdo do ataque tondelense, mas a bola a ser cortada por William Carvalho, com pressão do adversário. Aos 64 minutos, a equipa de Pepa dá um ar da sua graça.
62Jogada de insistência do ataque leonino, mas o passe de Battaglia a sair muito longo.
60Gelson Martins não era suplente e utilizado desde Abril 2016, quando o Sporting derrotou o FC Porto (1-3), realizando os minutos finais
Início de segunda parte muito morna em Alvalade. O Sporting está a controlar, sem grande velocidade, mas o Tondela não tem tido soluções para assustar a equipa de Jesus.
60substituicaoSporting
Entra: Gelson Martins
Sai: Iuri Medeiros

Gelson Martins participa no seu 6º jogo na prova (1ª vez em que actua como suplente utilizado)
58Jorge Jesus vai lançar Gelson Martins. O jogo como está, morno, pode ser o ideal para que o internacional português faça a diferença.
58substituicaoTondela
Entra: Mateusz Zachara
Sai: Pedro Nuno

Mateusz Zachara participa no seu 2º jogo na prova (2ª vez em que actua como suplente utilizado)
55Alan Ruiz ainda não conseguiu fazer um jogo completo pelo pelo Sporting esta temporada; a última vez que fez os 90 minutos foi na 28.ª jornada (Liga NOS 16/17) frente ao Boavista
54substituicaoSporting
Entra: Rodrigo Battaglia
Sai: Alan Ruiz

Rodrigo Battaglia participa no seu 6º jogo na prova (2ª vez em que actua como suplente utilizado)
53Passe longo de Coates, mas a bola sai para as mãos de Cláudio Ramos.
46lesaoBas Dost (Sporting) está lesionado, na sequência de um lance com Ricardo Costa.
46inicio2parteComeçou a 2ª parte
45+4É a primeira vez em 3 jogos que o Sporting sai em vantagem ao intervalo em Alvalade frente ao Tondela (1 empate e 1 desvantagem)
Primeira parte controlada pelo Sporting. A equipa de Jorge Jesus entrou com dificuldades para criar perigo, mas o grande golo de Mathieu acabou por fazer toda a diferença. Mesmo sem grandes ocasiões e brilhantismos, a equipa de Jorge Jesus controlou a partida. Dificuldades para o Tondela, apesar da boa organização defensiva.
45+3fim1parteAcabou a 1ª parte.
45Golos de livre do Sporting (últimas 5 épocas):2017 Mathieu2017 B. Fernandes2016 Bruno César, Bryan x22015 Tanaka2013 João Mário
45tempoadicionalO árbitro dá mais 3 minutos
44Mathieu a tentar a sua sorte, mas a bola, desta vez, a sair bem por cima. O francês, depois do grande golo, está cheio de confiança.
42comentarioTransição do Sporting, com Iuri Medeiros a sofrer falta. Na sequência, alguma confusão entre os jogadores. Livre perigoso para o Sporting, na mesma zona do golo.
37Sporting: Depois de uma jogada de insistência do ataque leonino, Alan Ruiz rematou forte, Cláudio Ramos defendeu com dificuldades, e na recarga, Bruno Fernandes rematou ao ferro. O lance já estava invalidado.
37Livre de Murillo a bater na barreira. Na sequência do canto, Patrício agarrou sem problemas.
36comentarioCombinação entre Pedro Nuno e Tomané, com o médio a sofrer falta de William em zona perigosa. Livre em zona frontal para a equipa de Pepa.
O Sporting aproveitou o golo de Mathieu para crescer na partida. O Tondela continua com dificuldades para ultrapassar a pressão da equipa de Jesus. Iuri Medeiros já esteve perto do segundo.
31substituicaoTondela
Entra: Júnior Pius
Sai: Nick Ansell

Júnior Pius participa no seu 1º jogo na prova (1ª vez em que actua como suplente utilizado)
30Nas últimas 5 épocas: o 1.º golo de livre direto do Sporting por intermédio de um defesa, Jérémy Mathieu (12') vs CD Tondela
28lesaoNick Ansell (Tondela) está lesionado. Depois de um cruzamento tenso de Fábio Coentrão, à procura da referência Bas Dost, o central australiano lesionou-se ao cortar a bola. Vamos ter substituição forçada.
27Boa jogada de entendimento do flanco direito leonino. Piccini tentou o cruzamento, mas a bola foi cortada para canto. O Sporting continua à procura do segundo.
25Remate de longe de Miguel Cardoso, mas a bola sai frouxa, sem perigo para a baliza de Patrício.
23Sporting: Iuri Medeiros muito perto do golo. Transição da equipa de Jesus, Bas Dost a colocar a bola na direita, e Iuri, com um remate em jeito, a estar muito perto do segundo. Belo remate do extremo leonino.
23Passe de rotura da equipa tondelense, mas William Carvalho a resolver.
21Sporting muito pressionante, a causar dificuldades à primeira fase de construção do Tondela.
20Jérémy Mathieu estreou-se a marcar pelo Sporting, o 8.º francês; não faturava de livre direto desde Janeiro 2015 (FCB vs Elche, Copa Rey)
18Bom passe de William Carvalho, mas Piccini a não conseguir chegar. O Sporting a crescer, depois do golo marcado.
Início de jogo interessante em Alvalade, apesar das poucas oportunidades. O Sporting estava a ter algumas dificuldades para criar perigo, mas um grande remate de Mathieu faz, para já, a diferença. Veremos como é que a equipa de Pepa reage...
13Está aberto o marcador em Alvalade!! E que golaço!! Mathieu, na cobrança de um livre direto, a colocar a bola na gaveta. Que grande golo do internacional francês.
12goloGOLO Sporting!
Jérémy Mathieu marca

Jérémy Mathieu marca o seu 1º golo na prova (6 jogos)
11comentarioIuri Medeiros tentava conduzir a bola para o limite da grande área, mas o antigo jogador do Boavista foi travado em falta. Mais um livre para os leões.
10Bas Dost cumpre o 50.º jogo ao serviço do Sporting; marcou 41 golos, uma média de 0,82 golos/jogo
8Bom passe de Pedro Nuno, mas Rui Patrício saiu e agarrou.
5Iuri Medeiros estreia-se como titular no Sporting ao 5.º jogo oficial pelos leões; nos 4 jogos anteriores tinha somado apenas 38 minutos
4Livre batido por Bruno Fernandes, mas a bola sai pela linha final, sem perigo.
3comentarioCombinação entre Fábio Coentrão e Ruiz, com o português a sofrer falta. Livre para o Sporting.
1Primeiro lance ofensivo do Sporting. Combinação entre Ruiz e Bas Dost, com a bola a ser cortada pela defensiva tondelense.
1apitoinicialComeçou a partida
1apitoinicialComeçou a partida
Cumpre-se um minuto de silêncio em Alvalade. A homenagem do clube à sócia número 4 do Sporting Clube de Portugal.
Bruno Fernandes recebe o prémio de melhor jogador do mês de agosto.
As equipas entram em campo. Apesar de não estar cheio, Alvalade está com um bom ambiente. Cristiano Ronaldo, de fora do encontro com a Real Sociedad, está nas bancadas de Alvalade.
O Sporting procura em sexta vitória em outros tantos jogos no campeonato.
As equipas já aquecem no relvado de Alvalade.
O Tondela, em dois jogos, ainda não perdeu em casa. Empate em Santa Maria da Feira, vitória em Moreira de Cónegos.
Depois da vitória em Atenas, Jesus faz descansar Gelson Martins, um dos homens em destaque na noite europeia.
No Tondela, nenhuma novidade em relação ao último onze, que empatou em casa diante do Paços de Ferreira.
No Sporting, destaque para as titularidades de Fábio Coentrão e de Iuri Medeiros. Gelson Martins está no banco de suplentes.
Já há onzes oficiais!
Boa tarde. Vamos acompanhar o Sporting x Tondela, referente à jornada 6 DA Liga NOS.