Sporting de Braga 1 - 0 FC Porto, final da Taça da Liga

por RTP

O Sporting de Braga venceu esta noite o FC Porto por 1-0 no Estádio Cidade de Coimbra, e conquistou assim a Taça da Liga 2012/2013. Os minhotos adiantaram-se no marcador muito perto do intervalo, com Alan a converter uma grande penalidade que resultou na expulsão de Abdoulaye, e conseguiram segurar a vantagem durante o segundo tempo. A formação orientada por Vítor Pereira ainda tentou lutar pelo empate, esteve perto, mas a verdade é que a inferioridade numérica prejudicou muito essa tarefa. Com a liderança na liga portuguesa cada vez mais longe, o FC Porto arrisca-se a não conquistar nenhum título na presente época.

21h41 - Final da partida! O Sporting de Braga é o vencedor da Taça da Liga 2012/2013!

90'+6 - Cartão amarelo para Quim
, por atrasar a reposição de bola em jogo.

90'+3 -
Que desperdício para o Sporting de Braga! Recuperação de bola de Zé Luís junto à área azul e branca, mas atira ao lado só com Fabiano pela frente!

90'+2 - Substituição no Sporting de Braga!
Sai Mossoró, entra Douglão.

90' - O árbitro dá 4 minutos de compensação.

88' -
Outra vez Fabiano, com uma grande saída, a evitar o golo de João Pedro! Contra-ataque rápido do Sporting de Braga, João Pedro desmarca-se na área, mas o guardião azul e branco foi mais rápido e consegue evitar o segundo da formação minhota!

86' -
Grande defesa de Fabiano, a corresponder da melhor maneira a um grande remate de Hugo Viana! O Braga esteve muito perto do segundo!

84' -
Kelvin arrisca o remate de fora da área, mas a bola sai ao lado da baliza minhota!

81' -
Cruzamento de Jackson Martínez da direita do ataque do Porto, Mangala salta entre os centrais, mas o cabeceamento sai por cima da baliza de Quim.

80' - Cartão amarelo para Custódio
, por falta sobre Fernando.

78' - Substituição no Sporting de Braga!
Sai Carlão, entra Zé Luís.

Apesar de estar a jogar em inferioridade numérica, o FC Porto continua incansável à procura do golo do empate.


75' - Substituição no FC Porto!
Sai James Rodríguez, entra Atsu!

74' - Substituição no Sporting de Braga!
Sai Rúben Micael, entra João Pedro.

70' -
O jogo está vivo! Rúben Micael pressiona no meio-campo azul e branco, consegue assistir Carlão à entrada da área, mas o remate sai diretamente para a bancada!

69' -
Grande trabalho de Jackson Martínez à entrada da área do Braga, a conseguir ganhar espaço para o remate, mas a atirar ligeiramente ao lado da baliza defendida por Quim!

68' -
Outra vez o Braga com perigo, depois de uma jogada de insistência à entrada da área, mas o remate de Mossoró sai fraco, fácil para Fabiano.

68' - Cartão amarelo para Mossoró
, por falta sobre Mangala.

67' -
Bola no poste da baliza do FC Porto! Grande passe para a desmarcação de Alan entra os centrais, o brasileiro foge a Fabiano e assiste Rúben Micael mais à direita, mas o desvio não surge a tempo, e a bola vai ao poste!

64' -
Contra-ataque muito rápido do Braga, mas Carlão estava completamente sozino. Rúben Micael vem de trás, recebe, assiste Hugo Viano à entrada da área, mas o remate vai diretamente para a bancada!

62' -
Grande corte de Fernando, a evitar que Mossoró entrasse na área depois de uma perda de bola da equipa azul e branca!

60' - Substituição no FC Porto!
Sai Defour, entra Kelvin.

58' -
Grande cabeceamento de James Rodríguez após cruzamento da direita do ataque azul e branco, mas Quim, atento, consegue segurar!

54' -
Grande trabalho de Mossoró na esquerda do ataque minhoto, Carlão tenta o pontapé à bicicleta na área, mas falha e a bola perde-se pela linha de fundo.

50' -
O Braga tenta aproveitar a superioridade numérica! Cruzamento da direita para o cabeceamento de Mossoró na área, mas Otamendi salta mais alto e desvia para canto!

47' - Cartão amarelo para Baiano
, por falta sobre Defour.

20h50 - Recomeça a partida!

Substituição no FC Porto!
Sai Lucho, entra Otamendi.

20h35 - Intervalo!

45'+2 - Golo do Sporting de Braga!
Alan é chamado a cobrar e não perdoa! Guarda-redes para um lado, bola para o outro! Está inaugurado o marcador no Estádio Cidade de Coimbra!

45' - O árbitro dá 2 minutos de compensação.

45' - Cartão vermelho para Abdoulaye (acumulação de amarelos)
, por falta sobre Mossoró.

45' - Grande penalidade a favor do Sporting de Braga!
Abdoulaye faz falta sobre Mossoró na área, João Capela não hesita!

44' -
Grande passe de Danilo para a desmarcação de Jackson Martínez, mas o remate do colombiano sai ligeiramente ao lado.

41' -
Bela desmarcação de Jackson Martínez na esquerda, o remate sai cruzado, mas Quim segura sem grandes dificuldades.

37' -
Alguma confusão na área do Sporting de Braga, a bola acaba por sobrar para Lucho González na meia-lua, mas o remate do argentino sai muito por cima da baliza defendida por Quim.

36 - Cartão amarelo para Elderson
, por falta sobre João Moutinho.

Depois de um momento de ligeira superioridade dos azuis e brancos, o Sporting de Braga conseguiu equilibrar novamente a partida, e já vai chegando com algum perigo à área adversária. Ainda assim, as oportunidades de golo, para ambos os lados, continuam a ser raras.


25' -
Contra-ataque muito rápido do Sporting de Braga, conduzido por Rúben Micael pelo centro, que assiste Fabiano ligeiramente descaído para a direita, mas o remate sai fraco, fácil para Fabiano.

22' -
Cabeceamento de Jackson Martínez na sequência de um pontapé de canto, mas a bola sai muito por cima da baliza.

O jogo está com um ritmo alto, com as duas equipas a jogarem ao ataque, mas com poucas oportunidades de golo até ao momento. A melhor pertenceu aos azuis e brancos, mas James Rodríguez chegou ligeiramente atrasado para o desvio.


17' - Cartão amarelo para Abdoulaye
, por falta duríssima sobre Mossoró.

10' -
O FC Porto esteve muito perto do golo! Grande cruzamento da esquerda do ataque azul e branco, Jackson desvia ao primeiro poste, mas James, ao segundo poste, chega ligeiramente atrasado para fazer o golo!

Primeiros 5 minutos equilibrados, com as duas equipas algo cautelosas, mas a terem iniciativa na procura da baliza adversária. Ainda assim, não existiu até ao momento qualquer oportunidade de golo.


19h48 - Início da partida em Coimbra!
Sai o FC Porto a jogar!

----------------------------------------------

Equipas:

Sporting de Braga
Quim, Nuno André Coelho, Baiano, Elderson, Aderlan Santos, Mossoró, Hugo Viana, Rúben Micael, Custódio, Alan, Carlão
Suplentes 
Kritsyuk, Douglão, Rúben Amorim, Mauro, João Pedro, Hélder Barbosa, Zé Luís
Treinador: José Peseiro


FC Porto
Fabiano, Danilo, Mangala, Abdoulaye, Alex Sandro,Lucho, João Moutinho, Fernando, Defour, Jackson Martínez, James Rodríguez
Suplentes
Helton, Otamendi, Izmaylov, André Castro, Kelvin, Liedson, Christian Atsu
Treinador: Vítor Pereira


Estádio: Cidade de Coimbra

Árbitro: João Capela