UEFA e FIFA não podem travar Superliga Europeia, diz Tribunal de Justiça da UE

por Antena 1

Foto: Kai Pfaffenbach - Reuters

O Tribunal de Justiça da União Europeia considera que a UEFA e a FIFA não têm legitimidade para impedirem a criação da Superliga Europeia de futebol.

O mais alto judicial da União Europeia dá razão aos organizadores da Superliga, um projeto que foi iniciado em 2021 por 12 clubes europeus.

Para o tribunal, a FIFA e a UEFA têm vindo a abusar de uma posição dominante.

Em declarações à Antena 1, Alexandre Mestre, especialista em Direito Desportivo e antigo secretário de Estado do Desporto, a decisão do Tribunal de Justiça da União Europeia abre a porta a novas competições.

Ouvido pelo jornalista Frederico Moreno, Alexandre Mestre explica que esta não é propriamente uma decisão final. É uma clarificação que foi pedida pelo tribunal de Madrid. Agora tudo depende de como a instituição de justiça espanhola vai aplicar esta decisão.

Quem já reagiu foi o Real Madrid e o Barcelona. Para o emblema da capital espanhola, esta decisão coloca o futebol europeu nas mãos dos clubes, dos jogadores e dos fãs. Já os catalães consideram que está aberto o caminho para uma competição ao mais alto nível na Europa.
pub