Entrevista a António Van Grichen, treinador de ténis

José Carlos Lopes, jornalista da Antena 1, entrevista António Van Grichen, considerado um dos melhores treinadores do mundo do ténis feminino

RTP /

António Van Grichen começou a praticar ténis aos sete anos, aos dezassete avançou para o circuito profissional, atingiu notoriedade na variante de partes, esteve perto do número 300 do ranking, e representou Portugal na Taça Davis.

Aos 23 anos optou pela carreira de treinador. Pouco depois viajou para os Estados Unidos, onde reside há sete anos, à procura duma nova realidade e doutras oportunidades.

Trabalhou durante dois anos numa academia, chegou a ser o parceiro de treino de Jennifer Capriati.

António Van Grichen ficou famoso no mundo do ténis com o trabalho que desenvolveu com Victoria Azarenka.

A bielorrussa tinha então dezasseis anos e era a número duzentos e cinquenta do ranking e chegou a ser sexta.

Atualmente, António Van Grichen treina Ana Ivanovic, ex-número um mundial.
Inicialmente existia um do acordo para orientar a sérvia nas provas na Austrália. Ana Ivanovic esteve lesionada e o trabalho com António Van Grichen vai continuar.

O Open da Austrália ficou marcado na história do ténis feminino com a presença pela primeira vez duma tenista chinesa, Na Li, na final dum torneio do Grand Slam.

António Van Grichen foi consultor da Federação Chinesa antes dos Jogos olímpicos de Pequim e enaltece o investimento no ténis feminino.

A China tem condições para se assumir como uma potência como a Rússia.
Relativamente, ao ténis português, enaltece as evoluções de Frederico Gil e Rui Machado e lamenta que não se confirmem as potencialidades dos jovens tenistas portugueses na passagem para o circuito profissional.

Um dia, quem sabe, António Van Grichen poderá treinar um ou uma tenista portuguesa.
PUB