Até parece uma final
O jogo que hoje coloca a França e a Itália na disputa pela última vaga do Grupo C para aceder aos quartos-de-final do Euro 2008, tem tudo para ser emocionante. A França tem contas a ajustar do Mundial de 2006, e a Itália tem de provar aos adeptos que ainda tem a garra de uma campeã mundial.
A última vez que França e Itália se encontraram num campeonato internacional foi na final do Mundial de 2006, onde a Itália levou a melhor, vencendo a França nos penalties por 5-3, e sagrando-se campeã do mundo.
Também no Euro 2000, realizado na Bélgica e na Holanda, foram estes dois "vizinhos" que disputaram a final, onde a França venceu por 2 a 1, golo decisivo apontado por David Trezeguet.
Mas no campeonato europeu de 2008, ambas as Selecções ainda não conseguiram mostrar o brilho a que habituaram os adeptos. No chamado grupo da morte, o grupo C, figura uma máquina de golos chamada Holanda, que tem vindo a ofuscar o desempenho dos restantes ocupantes.
Mas não foi só a laranja mecânica que estragou os planos destas duas Selecções, também a Roménia ajudou ao tropeção, empatando com ambas. E nesta altura do campeonato, França e Itália não dependem só delas próprias para continuar para os quartos-de-final. Com apenas um ponto cada, as Selecções precisam que a Holanda vença a Roménia para garantirem que não sejam os romenos a ter o carimbo no passaporte do campeonato europeu.
O seleccionador italiano, Roberto Donadoni, tem algumas alterações previstas para este desafio. O treinador deve retirar os médios Pirlo e Perrotta para dar lugar a Gattuso e Ambrosini. No ataque, sai Del Piero para entrar Cassano. A única dúvida parece ser com o avançado Di Natale - titular no jogo com a Holanda - que disputa o lugar nos 11 com Camoranesi.
Quanto à França, o defesa Thuram deve começar no banco, com Eric Abidal a ocupar o seu lugar ao lado de Gallas.
No meio-campo não vai estar o habitual Patrick Vieira, porque continua a recuperar de uma lesão. Na lateral direita, Lassana Diarra pode ficar no lugar de Sagnol.
No ataque francês está Thiery Henry, que nesta partida pode vir a jogar ao lado de Karim Benzema que entra no lugar de Florent Malouda.
O médio francês Franck Ribery, já esboçou comentários sobre as suas expectativas para este jogo e avisou os colegas para a garra com que a Itália vai querer entrar no jogo. Ribery considera que a equipa tem melhorado, mesmo com a goleada de 4 a 1 pelos holandeses.
«Melhorámos o nosso nível contra a Holanda, mas o resultado foi difícil. Agora espero que possamos ganhar à Itália e passar para a fase seguinte» - diz o internacional francês.
Este jogo da última ronda do Grupo C do Euro 2008, vai ser disputada às 20:45h (hora portuguesa) no estádio Letzigrund de Zurique.
Alinhamento provável da França: Coupet; Sagnol (Diarra), Gallas, Abidal e Evra; Toulalan (Malouda), Makelele, Govou e Ribery; Benzema e Henry.
Alinhamento provável da Itália: Buffon; Zambrotta, Panucci, Chiellini e Grosso; Gattuso, De Rossi e Ambrosini; Cassano, Luca Toni e Di Natale.
Árbitro: Lubos Michel (ESL)
Para saber tudo sobre o Euro2008, incluindo informação sobre as diversas equipas, consulte o especial interactivo 2008 no site da RTP dedicado ao Campeonato. Não perca ainda as repetições virtuais das principais jogadas de cada encontro do Europeu.