Paulo Bento quer "coragem e organização" frente à Alemanha

O Selecionador Paulo Bento defende que Portugal precisa de ter "coragem" e forte "organização" para vencer no sábado a Alemanha na abertura do grupo B do Euro2012 de futebol, em Lviv, Ucrânia. "Acima de tudo, contra uma equipa como a Alemanha precisamos ser organizados", disse o treinador português.

Rui Mendes /
Paulo Bento "aponta" o caminho do sucesso no Euro2012 Francisco Leong/AFP

Em entrevista ao sítio da UEFA, Paulo Bento deu a receita para vencer a poderosa Alemanha. O técnico disse que acima de tudo Portugal tem de ser organizado, forte, agressivos e coesos, especialmente quando a Seleção perde a bola. A coragem, sermos corajosos, é outro fator apontado por Paulo Bento, acrescentando que se a equipa das "quinas" apenas pensar em defender, certamente não estará apta a fazer um bom resultado.

A Seleção Nacional chega ao Euro2012 sem vencer qualquer jogo em 2012. "Os resultados não foram os que queríamos, particularmente os dois últimos, 0-0 com Macedónia e 1-3 com Turquia, ambos em casa, mas nos desafios com a Polónia, 0-0, e Turquia jogámos bem. Em Varsóvia fizemos uma boa primeira parte e competimos a um nível que nos permitia vencer", vincou.

O técnico admitiu que frente à Macedónia as coisas não correram como "esperado", mas a recente derrota contra a Turquia foi entendida como azarada.

Agora Paulo Bento quer "melhorar tanto quanto possível" o desempenho luso, "mantendo boa parte das coisas positivas e, claro, tentar corrigir as menos boas".

O habitual sistema em "4x3x3" poderá dar lugar, em algumas situações, ao "4x2x3x1" que Portugal já testou várias vezes "com alguns resultados".

A relação com Cristiano Ronaldo também foi abordada, o técnico acabava a carreira em Alvalade quando o avançado subiu a sénior, com Paulo Bento a elogiar o "profissionalismo" com que o "capitão" da Seleção encara o futebol.

"Conhecemo-lo bem. Tem enorme talento e é muito fácil trabalhar com ele, face ao seu elevado nível de profissionalismo", esclareceu.

Paulo Bento diz que Ronaldo "é um dos melhores do mundo e será lembrado como uma dos melhores de todos os tempos".

"Se pode ser a estrela do Euro2012? Primeiro queremos que Portugal seja uma grande equipa, com um coletivo forte, e depois focarmo-nos em termos individuais. É muito difícil ser uma estrela sem um coletivo forte na retaguarda", referiu.
PUB