Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Espanha entra a ganhar no Euro2016

por RTP
Espanha festeja o golo à Rep. Checa Foto: Reuters/Sérgio Perez

Um golo do central Piqué valeu à bicampeã em título Espanha uma entrada a ganhar (1-0) no Euro 2016, face a uma complicada República Checa, em Toulouse. Os espanhóis lideram agora o Grupo D, em igualdade pontual com a Croácia.

A formação comandada por Vicente Del Bosque dominou o encontro, mas não se livrou de uns sustos e só chegou ao triunfo aos 87 minutos, com Piqué, qual ponta de lança, a aparecer na pequena área e a marcar de cabeça, após centro de Iniesta.

Antes, os espanhóis construíram uma série de ocasiões, mais ou menos perigosas, mas por falta de pontaria ou mérito dos checos, nomeadamente do guarda-redes Petr Cech e dos centrais Sivok e Hubnik, o seu golo foi sendo adiado.

Por seu lado, os checos, embora sempre mais defensivos, também tiveram as suas hipóteses de marcar, mas não as souberam aproveitar e acabaram por pagar o recuo final, quando terão começado a pensar que um ponto já seria muito bom.

Com este triunfo, a Espanha igualou a Croácia (1-0 à Turquia, no domingo) na liderança do Grupo C, ao mesmo tempo que somou o 13.º encontro em Europeus sem perder (10 vitórias e três empates), depois do desaire com Portugal por 1-0 na fase de grupos do Euro2004 -- marcou Nuno Gomes, a 20 de junho.

Os checos entraram personalizados, a dividir o encontro e a jogar no meio campo contrário, conseguindo dois cantos e outros tantos livres perigosos, mas sem incomodar o guarda-redes De Gea, que relegou Casillas para o banco.

A partir dos 15 minutos, a Espanha assumiu, porém, o comando e começou a somar oportunidades, mas Cech deteve os remates de Morata (16), Alba (40) e David Silva (41), enquanto Nolito (35), Busquets (37) e Iniesta (39) falharam o alvo.

Por seu lado, o 'onze' de Pavel Vrba limitou-se, praticamente, a defender, para criar a sua única ocasião perigosa aos 45 minutos, com Necid a surgir solto à entrada da área, mas a atirar para defesa fácil de De Gea.

A Espanha entrou 'furiosa' na segunda metade e poderia ter marcado nos instantes iniciais, com Hubnik a desviar para o poste esquerdo um centro de Morata e, nos cantos que se seguiram, Nolito e Sergio Ramos a acertarem na 'muralha'.

O 'susto' não intimidou os checos, que reagiram e criaram duas grandes ocasiões, ambas de bola parada: após livre de Krejci, Hubnik, sozinho, atirou fraco (57 minutos), e, na sequência de um canto à maneira curta, Cesc salvou sobre a linha um cabeceamento de Gebre Selassie (65).

Com a República Checa mais atrevida, o jogo tornou-se um pouco mais aberto e, aos 73 minutos, a Espanha, já com Aduriz e Thiago Alcántara em vez de Morata e Cesc, voltou a criar boa oportunidade, mas David Silva, em dia de 100.ª internacionalização, não acertou na baliza.

Na parte final, 'La Roja' voltou a instalar-se perto da área contrária, perante uns checos aparentemente satisfeitos com o empate e, aos 80 minutos, Nolito isolou Thiago, mas este perdeu muito tempo e Limbersky desarmou-o.

A insistência dos espanhóis acabou, porém, por dar frutos, aos 87 minutos: após uma sucessão de passes, Pedro Rodríguez, a última aposta de Del Bosque, lançou Iniesta na esquerda e este centrou para Piqué faturar de cabeça.

Os checos ainda tiveram uma oportunidade para restabelecer a igualdade, aos 90+2 minutos, mas o remate de Darida encontrou os punhos de De Gea e o jogo terminou pouco depois.

(com Lusa)
pub