Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

João Mário foi o que mais valorizou no Euro2016

por Mário Aleixo - RTP
João Mário terá sido o jogador cuja cotação mais subiu no mercado do futebol, após o Euro2016 Epa-Miguel A. Lopes

O jogador do Sporting foi o que mais valorizou no Campeonato da Europa, como revelou Carlos Janela, em declarações à Antena 1.

O antigo diretor desportivo de Sporting e Belenenses, entrevistado pelo jornalista João Gomes Dias, considerou que a maior valorização que a conquista do Campeonato da Europa pela seleção de Portugal foi coletiva.

Na opinião deste agente do futebol a valorização que Portugal não provocará grandes mexidas no mercado.

A exceção, segundo o gestor de ativos, é João Mário. O médio assinou uma excelente temporada em Alvalade e foi utilizado em todos os jogos do Europeu, por isso: "Nenhum outro jogador português tirou tanto proveito desta participação no Europeu".



Para lá de João Mário o antigo diretor desportivo admitiu que Rui Patrício foi o caso mais evidente de consolidação do seu valor. O único totalista de Portugal no Euro2016 e autor de um punhado de grandes defesas "confirmou-se como um dos melhores guarda-redes do Mundo", embora tenha um histórico algo irregular.

Quanto aos valores de mercado de William Carvalho e Adrien "são os mesmos obviamente com um currículo mais enriquecido", considerou.

À vista salta igualmente o crescimento de Renato Sanches. Antes da competição começar o jogador transferiu-se do Benfica para o Bayern numa base de 35 milhões de euros e Carlos Janela destacou o "timing" da transferência: "É uma atitude inteligente. O Bayern sabendo do valor intrínseco do jogador fechou a transferência antes do campeonato começar, porque acreditava no valor do jogador e sabia que depois o preço subiria muito mais".



A concluir o gestor de ativos lembrou: "Os plantéis estão praticamente definidos. Estamos a muitos dias do fecho do mercado e os principais clubes não vão mexer substancialmente. Pode haver uma saída e uma ou outra entrada, mais nada".

Sobre a movimentação dos principais clubes portugueses no período defeso, Carlos Janela constatou que o Benfica está a apostar na contratação de jovens valores enquanto Sporting e FC Porto em jogadores mais maduros.


pub