Portugal e Polónia: de que lado está a tradição?

Depois de uma fase de grupo sem vitórias, a seleção portuguesa chegou aos quartos-de-final com uma vitória frente à Croácia. Agora é preciso vencer a Polónia para chegar às meias-finais, uma seleção com a qual Portugal nem sempre foi feliz.

RTP /
Em 2007, no apuramento para o Euro 2008, Portugal empatou com a Polónia no Estádio da Luz. Marcos Borga - Reuters

A equipa das Quinas tem um saldo ligeiramente positivo nos confrontos com a equipa polaca. Em dez confrontos (oito oficiais e dois particulares), Portugal venceu quatro, perdeu três e registou outros três empates.

O último empate foi precisamente em 2012, por altura do último duelo entre as duas equipas. O jogo era particular, decorreu em Varsóvia e acabou com um 'nulo'. Esse seria o segundo de dois amigáveis com o conjunto de Leste.

O primeiro ocorreu em 1981 com um triunfo da formação lusa por 2-0, no Estádio de Alvalade, com golos dos benfiquistas Nené e Shéu.
3-3-2
Já no que diz respeito aos oito embates oficiais, as duas seleções registam três triunfos cada, além de duas igualdades. A partida de quinta-feira será apenas a terceira numa grande competição internacional, depois dos duelos nos Campeonatos do Mundo de 1986 e 2002.

No Mundial de 1986, no México, a seleção portuguesa perdeu com a Polónia, por 1-0, no segundo encontro da fase de grupos, depois de ter batido a Inglaterra na ronda inaugural. Portugal acabaria por não passar à fase seguinte, ao somar novo desaire, frente a Marrocos.

Dezasseis anos depois, a equipa nacional reencontrou os polacos, no Mundial de 2002 e, depois de uma derrota a abrir a fase de grupos, com os Estados Unidos, 'vingou-se' da Polónia, goleando por 4-0, com um 'hat-trick' de Pauleta e um tento de Rui Costa. Apesar do triunfo, Portugal voltou a cair na fase de grupos.
Derrota nas Antas
As duas equipas ficaram igualmente inseridas no mesmo grupo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 1978 e para os Europeus de 1984 e 2008.

Na caminhada para o Mundial de 1978, Portugal perdeu no antigo Estádio das Antas por 1-0, e registou um 'nulo' em Chorzow. A seleção portuguesa acabaria por não se qualificar para prova que iria decorrer na Argentina, ao contrário dos polacos, que venceram o Grupo 1 de apuramento, com mais dois pontos que os portugueses.

Contudo, na caminhada para o Europeu de 1984, os papéis inverteram-se e a seleção portuguesa apurou-se para a fase final, deixando pelo caminho a Polónia. No Grupo 2, o conjunto das quinas venceu por 2-1, no Estádio da Luz, com golos de Nené e Fernando Gomes, antes de vencer no reduto adversário, graças ao tento solitário de Carlos Manuel (1-0).

Mais recentemente, Portugal e Polónia disputaram o grupo A de apuramento para o Euro2008, tendo a seleção nacional perdido o primeiro jogo, por 2-1, em Chorzow, no qual Nuno Gomes anotou o único tento luso, aos 90 minutos.

No segundo jogo, em setembro de 2007, os comandados por Luiz Felipe Scolari voltaram a não levar a melhor sobre os polacos e empataram 2-2, no Estádio da Luz, com Maniche e Cristiano Ronaldo a apontarem os golos de Portugal.
Rumo à meia-final
Na quinta-feira, o jogo é mais a sério. As duas equipas procuram chegar às meias-finais do Europeu de 2016. Este será o 11º duelo entre as duas seleções que decidirá qual a primeira equipa apurada para as meias-finais da competição. A bola começa a rolar no Estádio Vélodrome de Marselha quando forem 20h00 em Portugal.

Um jogo para acompanhar na RTP1 e no site da RTP, onde pode usufruir das funcionalidades multicâmara, seguir todos os dados estatísticos e ainda seguir o relato da Rádio Euro.

c/ Lusa
PUB