Rio2016: FINA reconsidera e autoriza participação de dois nadadores russos

por Lusa
Legenda da Imagem Reuters

A Federação Internacional de Natação (FINA) reconsiderou hoje um veto anterior e autorizou a participação dos russos Nikita Lobintsev e Vladimir Morozov nos Jogos Olímpicos Rio2016, anunciou o representante legal dos atletas, Artiom Patsev.

"Morozov e Lobintsev foram autorizados pela FINA a competir nos Jogos Olímpicos", afirmou Patsev à agência noticiosa russa TASS.

Nikita Lobintsev, medalhado nos Jogos Pequim2008 e Londres2012, e Vladimir Morozov, que subiu ao pódio olímpico há quatro anos, tinham sido impedidos de participar por incumprimento dos requisitos do Comité Olímpico Internacional (COI) em matéria de doping.

A USADA, a Agência Mundial Antidopagem dos Estados Unidos, país onde treinam os dois nadadores, declarou no passado fim de semana que não tinha quaisquer impedimentos à participação de Morozove Lobintsev nos Jogos Rio2016, que começam sábado.

A FINA vetou a participação de cinco nadadores nos Jogos, por estes terem sido sancionados, no passado, pelo Comité Olímpico da Rússia.

Depois da divulgação de um relatório sobre o sistema de doping no desporto russo, o COI decidiu não suspender toda a delegação, atribuindo às federações internacionais o poder de fazer a sua própria triagem.

A autorização final de participação será tomada por um painel de três membros do Comité Olímpico de Internacional (COI) encarregado de avaliar as listas enviadas pelas federações internacionais de modalidade.
pub