Violência entre adeptos em Marselha e Nice

Os desacatos entre adeptos voltaram a Marselha e Nice foi também palco de confrontos. Um adepto foi ferido com gravidade. No estádio Vélodrome, que recebeu o Inglaterra –Rússia, houve agressões e a UEFA já abriu um procedimento disciplinar contra a Rússia.

RTP /
Confrontos em Marselha Jean-Paul Pelissier - Reuters

A cidade de Marselha regista desde há três dias cenas de confrontos entre adeptos ingleses e russos. Este sábado, um adepto inglês teve de ser hospitalizado depois de agressões que as agências de notícias dizem ter sido realizadas com uma barra de ferro. A informação disponível aponta para ferimentos muitos graves, estando o adepto de 50 anos entre a vida e a morte.

A violência alargou-se este sábado a outra cidade francesa, Nice. Dos confrontos entre irlandeses, franceses e polacos resultaram pelo menos sete feridos.
Eduardo Pestana - RTP

O Governo francês veio entretanto apoiar publicamente a polícia pela atuação nos episódios de violência entre adeptos, depois de terem surgido críticas à táticas das autoridades polícias no controlo destas situações.

O porta-voz do Ministério do Interior, Pierre-Henri Brandet, disse na BFM-TV que “se há um falhanço, é no futebol porque os fãs bebem excessivamente e lutam”.

O presidente da Câmara de Marselha saudou “a ação exemplar das forças policiais, tanto nacionais como locais”.
UEFA abre processo contra Rússia
A UEFA admitiu hoje que houve "problemas de separação" entre os adeptos no encontro entre Inglaterra e Rússia, do Euro2016 de futebol, e prometeu um "dispositivo" reforçado de pessoal de segurança nos próximos jogos.

Foto Reuters- Adeptos em fuga no interior do estádio

A tomada de posição surge depois da violência entre adeptos dentro do estádio Vélodrome, em Marselha, o palco do Inglaterra-Rússia. Confrontos que surgiram na sequência do golo da seleção russa já nos descontos e que determinou o empate com que terminou a partida.

A UEFA abriu um procedimento disciplinar à Federação Russa de Futebol, na sequência dos confrontos entre adeptos russos e ingleses durante o jogo entre as seleções do Grupo B do Euro2016.

Os adeptos russos vão ser investigados por "provocação de distúrbios, comportamento racista e uso de material pirotécnico" pelo Comité de Ética e Disciplina do organismo regulador do futebol europeu, que decidirá eventuais sanções durante uma reunião marcada para terça-feira.
Reforço para o Turquia-Croácia
Depois dos confrontos, a polícia veio anunciar uma “vigilância reforçada” em Paris para o jogo deste domingo entre a Turquia e a Croácia, considerado um jogo de risco de nível 3 numa escala de 4.

“O dispositivo de vigilância foi reforçado com 1.500 polícias”, indicou à agência France Press o porta-voz da polícia, Johanna Primevert.

O porta-voz do Ministério do Interior veio entretanto garantir que os adeptos identificados em Marselha não tinham sido referenciados pelos serviços de polícia estrangeiros, pelo que as autoridades francesas não puderam interditar a sua entrada em território gaulês.
Tópicos
PUB