Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Andebol. EHF atribuiu derrota ao FC Porto frente ao Meshkov Brest

por Mário Aleixo - RTP
A falta de comparência ditou a derrota do FC Porto no jogo com o Meshkov Brest D.R.-Facebook

A Federação Europeia de Andebol (EHF) decidiu atribuir ao FC Porto a derrota por 10-0 no jogo com o Meshkov Brest, referente ao grupo A da Liga dos Campeões da modalidade.

Devido à morte de Alfredo Quintana, que sofreu uma paragem cardiorrespiratória num treino, os "dragões" decidiram não viajar para Brest para disputar a partida que estava marcada para domingo.

O jogo estava inicialmente marcado para quarta-feira, dia 24 de fevereiro, mas foi depois adiado para domingo, 28 de fevereiro.

A fase de grupos da competição termina na quinta-feira, nenhuma possibilidade de novo adiamento poderia ser considerada. O tribunal de andebol da EHF foi assim responsável pela apreciação do resultado do encontro e, para tal, foi instaurado um processo disciplinar contra o clube português”, refere a EHF em comunicado.

O júri considerou que o clube deve ser “exonerado de responsabilidade por não jogar a partida devido ao caráter excecional da causa”, mas ainda assim atribuiu a derrota aos "dragões".

Foi decidido que o resultado do encontro será considerado como perdido para o FC Porto por 10-0 e 0 pontos (para o FC Porto) e 2 pontos (Meshkov Brest). Não são impostas mais sanções ao clube português”, refere o tribunal da EHF, que endereçou as condolências à equipa portuguesa e à família pela morte de Alfredo Quintana.

A uma jornada do fim da fase de grupos, o FC Porto está em sexto lugar do grupo, com 10 pontos. Todas as equipas do grupo vão passar à fase seguinte da competição.

pub