FC Porto
Estádio do Dragão certificado com "ponto verde" amigo do ambiente
O Estádio do Dragão passa a partir de hoje a ser o primeiro espaçodesportivo certificado com uma "garantia ponto verde", no âmbito de umprotocolo que visa assegurar a recolha diferenciada de resíduos.
Esta certificação, entregue no Dia Mundial do Ambiente, insere-se, de acordo com o administrador da PortoEstádio, Eduardo Valente, na política do FC Porto "estar na vanguarda também nas preocupações ambientais".
O acordo firmado entre a Sociedade Ponto Verde (SPV) e a PortoEstádio, no âmbito da adesão ao projecto "100R" (reciclagem 100 por cento garantida), visa encaminhar correctamente os resíduos gerados no local.
A SPV fica com a responsabilidade de encontrar soluções de recolha e assegurar o posterior envio para a reciclagem desses mesmos resíduos, que chegam a atingir, anualmente, as cerca de 50 toneladas.
O Estádio do Dragão, que foi também o primeiro recinto a receber o Certificado de Qualidade e Ambiente, vai receber este fim-de-semana o primeiro evento com o selo "100R": a Corrida dos Campeões.
Embora a prática de um desporto motorizado numa pista de asfalto construída por cima do relvado possa não ser vista como uma acção muito "verde", o facto é que a organização garante a reciclagem dos materiais utilizados.
Francisco Miranda, da organização da prova, confessou o desejo de que gostaria que a próxima edição já fosse um evento "carbono 0", ou seja, sem qualquer impacto negativo, mas assegurou que todos os resíduos serão devidamente encaminhados para a reciclagem.
A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos e embalagens, através da implementação do sistema "Ponto Verde".
O certificado "100R", que visa assegurar a reciclagem a 100 por cento dos resíduos gerados em eventos, espectáculos, espaços comerciais, desportivos ou de restauração, incide sobre três vertentes de actuação: reciclagem, prevenção e legislação.
A implementação do conceito "100R" no Rock in Rio, em 2008, levou à reciclagem de mais de 65 por cento dos resíduos produzidos no evento, enquanto que na edição de 2006 apenas três por cento tinham sido tratados.
C/LUSA
O acordo firmado entre a Sociedade Ponto Verde (SPV) e a PortoEstádio, no âmbito da adesão ao projecto "100R" (reciclagem 100 por cento garantida), visa encaminhar correctamente os resíduos gerados no local.
A SPV fica com a responsabilidade de encontrar soluções de recolha e assegurar o posterior envio para a reciclagem desses mesmos resíduos, que chegam a atingir, anualmente, as cerca de 50 toneladas.
O Estádio do Dragão, que foi também o primeiro recinto a receber o Certificado de Qualidade e Ambiente, vai receber este fim-de-semana o primeiro evento com o selo "100R": a Corrida dos Campeões.
Embora a prática de um desporto motorizado numa pista de asfalto construída por cima do relvado possa não ser vista como uma acção muito "verde", o facto é que a organização garante a reciclagem dos materiais utilizados.
Francisco Miranda, da organização da prova, confessou o desejo de que gostaria que a próxima edição já fosse um evento "carbono 0", ou seja, sem qualquer impacto negativo, mas assegurou que todos os resíduos serão devidamente encaminhados para a reciclagem.
A Sociedade Ponto Verde é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem por missão organizar e gerir a retoma e valorização de resíduos e embalagens, através da implementação do sistema "Ponto Verde".
O certificado "100R", que visa assegurar a reciclagem a 100 por cento dos resíduos gerados em eventos, espectáculos, espaços comerciais, desportivos ou de restauração, incide sobre três vertentes de actuação: reciclagem, prevenção e legislação.
A implementação do conceito "100R" no Rock in Rio, em 2008, levou à reciclagem de mais de 65 por cento dos resíduos produzidos no evento, enquanto que na edição de 2006 apenas três por cento tinham sido tratados.
C/LUSA