FC Porto arranca precioso empate em Basileia

O FC Porto arrancou um precioso empate frente ao Basileia, 1-1, em jogo da 1ª mão dos oitavos de final da Champions.

RTP /
Brahimi mostra os argumentos do FC Porto no jogo frente ao Basileia EPA

Um FC Porto dominador, mas pouco assertivo, empatou a um golo na visita ao esforçado mas frágil Basileia e colocou-se em vantagem rumo aos quartos de final da Liga dos Campeões de futebol.

O ex-benfiquista Derlis González (11 minutos) colocou os suíços na frente, no único remate dos anfitriões à baliza, mas Danilo (79), de penalti, justo, empatou e deu vantagem aos "dragões" na eliminatória.

Os portugueses, que apenas podem queixar-se de si por não terem resolvido a questão, ficaram ainda com razão de queixa do árbitro inglês, que, aos 34 minutos, perdoou derrube de Walter Samuel a Jackson Martinez, na área.

O FC Porto dominou claramente em todas as estatísticas, menos a da eficácia: o conjunto de Paulo Sousa fez um golo e depois foi demasiado "curto", sempre incapaz de assumir o desafio, mesmo após sofrer o empate, revelando-se equipa claramente ao alcance de um 'dragão' ao seu nível.

No final da partida Julen Lopetegui, treinador do FC Porto, fazia a seguinte análise ao desafio: "O jogo foi o que esperava, muito complicado, mas muito bem jogado de nossa parte. Em condições difíceis, com tudo contra nós de início, com o golo no único remate deles em todo o jogo".



Danilo, autor do golo dos "dragões" realçou: "Mais importante do que o golo, é o empenho da equipa, a força para correr atras do resultado. Foi um jogo difícil, pois na Liga dos Campeões estão só os melhores, sem dúvida. Ao mínimo descuido, podíamos sofrer golo, mas conseguimos empatar. É bom resultado. Agora atenções para a I Liga, pois é importante".



Por sua vez Paulo Sousa, treinador do Basileia, reconheceu as debilidades da sua equipa: "Foi o nosso pior jogo da época. Mais do que não correr riscos - ou querer corrê-los - a partir dos 20 minutos tivemos medo, a equipa não quis correr riscos. Sofremos pela qualidade e intensidade do FC Porto. E, se depois deste jogo, após o primeiro 'round', ainda estamos vivos, é porque acredito que a equipa, com mais alguns jogos, pode encontrar-se para poder superar todas as dificuldades da qualidade do FC Porto e discutir a qualificação no Porto".

O jogo da 2ª mão realiza-se dia 10 de março no Estádio do Dragão.



PUB