FC Porto vence Leicester e garante fase seguinte da Youth League

por Lusa
Action Images via Reuters - Peter Cziborra Livepic

O FC Porto venceu os ingleses do Leicester, por 2-1, no Olival, e assumiu, à condição, a liderança do grupo G, garantindo, no pior dos cenários, a presença no ‘play-off’ da Youth League de futebol.

A equipa de sub-19 portista está agora à espera do resultado do jogo entre os belgas do Club Brugge, segundos classificados, com menos dois pontos que os ‘dragões’, com os dinamarqueses do Copenhaga para saber da classificação final do grupo.

O primeiro lugar dá acesso direto aos oitavos de final da Youth League, enquanto os segundos posicionados jogam um ‘play-off’, a uma mão, contra equipas apuradas via campeonatos nacionais sem representantes na Liga dos Campeões.

Sem poder contar com Rui Pedro, melhor marcador portista na competição, uma vez que o avançado está com a equipa principal, o treinador António Folha teve em João Cardoso, que marcou aos 21 e 56 minutos, um substituto à altura.

O FC Porto entrou bem no jogo e depois de um primeiro remate de Jorge Fernandes à barra, logo aos três minutos, e de uma ocasião de golo desperdiçada por Abou, aos 13, chegou à vantagem por João Cardoso (1-0), aos 21 minutos.

Os ingleses começaram melhor a segunda parte, construindo várias jogadas de perigo, e chegaram ao empate por Moore (1-1), aos 55 minutos, na sequência de um canto cobrado por Ndukwu, que o guarda-redes Diogo Costa não conseguiu afastar.

A reação do Leicester ‘esbarrou’ no segundo golo de João Cardoso (2-1), no minuto seguinte, na concretização de uma rápida jogada de contra-ataque por parte da jovem formação portista.

Com o triunfo, o FC Porto ascendeu à liderança do grupo G e ficou ainda a acreditar na possibilidade de passar diretamente para os oitavos de final da Youth League, embora dependa de um mau resultado do Club Brugge na receção ao Copenhaga.



Jogo no Olival, em Vila Nova de Gaia.

FC Porto – Leicester, 2-1.

Ao intervalo: 1-0.



Marcadores:

1-0, João Cardoso, 21 minutos.

1-1, Eliott Moore, 55.

2-1, João Cardoso, 56.



Equipas:

- FC Porto: Diogo Costa, Diogo Dalot, Diogo Queirós (Arthur, 46), Jorge Fernandes, Reabciuk, Rui Pires, Paulo Estrela, Moreto Cassamá, Bruno Costa, Abou (Michael Morais, 89) e João Cardoso (Yan, 82).

(Suplentes: Ricardo Silva, João Lameira, Yan, Arthur, Madi Queta, Idrisa Sambu e Michael Morais).

Treinador: António Folha.

- Leicester: Bramley, Singh Thandi, Ughelumba (Arlott-John, 63), Johnson, Moore (Templeton, 66), Leshabela (Brown, 46), Ndukwu, Pascanu, Muskwe, Dewsbury-Hall e Bolkiah.

(Suplentes: Yates, Templeton, Arlott-John, Brown, Fielding, Tee e Heaven).

Treinador: Steven Beaglehole.



Árbitro: Laurent Kopriwa, Luxemburgo.

Ação disciplinar: cartão amarelo para Moreto Cassamá (90) e Bruno Costa (90+3).

Assistência: cerca de 1.500 espetadores.
pub