FC Porto
Benfica
FCPorto 3 - 1 Benfica
O Benfica não conseguiu fazer a festa no Dragão. O FCPorto, mesmo a jogar com dez ao longo de quase toda a segunda parte, infligiu ao Benfica a segunda derrota da época, resultado que, somado ao triunfo do Sp.Braga perante o Paços, atira todas as resoluções para a última jornada. Há Campeonato ao rubro até ao fim!
Final do jogo.
Três minutos de compensação.
90' - Cartão amarelo para Maxi Pereira, por agarrar um adversário.
87' - Bomba de Hulk a mais de 35 metros da baliza de Quim, com a bola a sair um pouco por alto.
82' - Golo do FCPorto - Grande trabalho de Belluschi, numa diagonal da esquerda para o meio culminada com um tiro forte e colocado ainda de fora da grande-área. Golaço do argentino.
81' - Substituição no Benfica - Carlos Martins é rendido por Alan Kardec.
79' - Weldon falha o empate para o Benfica após beneficiar de um trabalho de Aimar na zona da meia-lua. O brasileiro tentou colocar a bola no ângulo mais distante, mas acabou por atirar para fora.
77' - Cartão amarelo para Ramires, após uma entrada dura sobre Belluschi.
74' - Episodio polémico na grande-área do FCPorto, num lance a envolver Fernando e Di Maria, com o argentino a parecer ter sido placado pelo portista.
73' - Ao contrário do que é costume, Guarín utiliza a souplesse e faz um chapéu de aba larguíssima que leva a bola à barra de Quim. Lance espectacular, não só pela conclusão, como também pelo trabalho anterior de Hulk.
O Benfica, a jogar com mais um elemento, está a empurrar o FCPorto para a defesa.
68' - Aimar inventa espaço na área do FCPorto e, na zona da meia-lua, dispara de pé esquerdo para uma excelente defesa de Beto.
66' - Substituição no FCPorto - Sai Raul Meireles para aentrada de Miguel Lopes.
O jogo está muito quezilento! Olegário Benquerença tem algumas dificuldades em gerir a alta tensão deste encontro.
65' - Substituição no Benfica - Saviola é rendido por Weldon.
65' - Saviola falha o golo do empate e Guarín, no conntr-ataque quase amplia a vantagem.
63' - Cartão amarelo para Fernando, por entrada dura sobre Aimar.
62' - Substituição no Benfica - Aimar rende Javi Garcia.
60' - Substituição no FCPorto - Sai Farías, entra Rodriguez
59' - Expulsão de Jesualdo Ferreira, aparentemente por protestos.
58' - Golo do FCPorto - Erro da defensiva do Benfica, muito lenta a desfazer-se de uma bola. Farías aproveita a lentidão de Luisão e chuta para golo.
57' - Cartão amarelo para Bruno Alves, por protestos devido à falta anteriormente cometida por Luisão. O capitão portista queria que Luisão fosse expulso.
57' - Cartão amarelo para Luisão, por cotovelada a Belluschi
56' - Golo do Benfica - Luisão ganha um ressalto na área do FCPorto e atira lentamente para o poste esquerdo da baliza de Beto, que assiste impotente à marcha da bola.
52' - Grande defesa de Beto, evitando com o braço direito que um remate muito perigoso desse em golo para o Benfica.
Apesar da expulsão de Fucile, o estádio do Dragão explode temporariamente em festejos graças à notícia do golo marcado pelo Sporting de Braga, na cidade dos arcebispos, contra o Paços de Ferreira.
51' - Cartão vermelho para Fucile, por acumulação de amarelos. O árbitro entendeu que o lateral direito se fez ao penálti numa dividida com Coentrão na área de rigor do Benfica.
50' - Quim defende bem um remate forte desferido por Farías de ângulo muito apertado.
O FCPorto teve mais posse de bola nos primeiros cinco minutos.
21h21 - Reinício do encontro, sem alterações nas equipas iniciais.
Intervalo.
Dois minutos de compensação.
44' - Cartão amarelo para Raul Meireles.
O capitão do FCPorto marcou o centésimo golo dos azuis-e-brancos nesta época, contando todas as competições.
41' - Golo do FCPorto - Bruno Alves entra de rompante ao meio, na marcação de um canto por Belluschi, e inaugura o marcador. O capitão do FCPorto faz gato-sapato dos centrais do Benfica, com destaque para Luisão, que fica completamente rendido à entrada de Bruno Alves.
40' - Cartão amarelo para Javi Garcia, por falta sobre Guarín. O médio espanhol também não joga na última jornada contra o Rio Ave.
37' - Remate de meia-distância de Hulk para defensa apertada de Quim.
37' - Hulk, e todo o Estádio do Dragão, explodem reclamando um panálti de David Luiz sobre o avançado brasileiro do FCPorto, não sancionado por Olegário Benquerença. As imagens televisivas parecem dar razão ao árbitro.
36' - David Luiz aproveita um mau passe de Rolando, aproxima-se da área adversária e lança um petardo defendido por Beto.
35' - Alvaro Pereira tira o pão da boca a Maxi Pereira, que só tinha Beto pela frente. Grande corte do lateral esquerdo do FCPorto!
Jorge Jesus está fuirioso com Cardozo e não se coíbe de o mostrar ao paraguaio. A razão para a explosão de Jesus foi uma
32' - Coentrão vai até ao meio para se revelar decisivo ao cortar providencialmente um cruzamento de Alvaro Pereira que ia direitinho à cabça de Farías.
29' - Grande jogada de Hulk pelo meio a ultrapassar vários adversários. O passe decisivo para Belluschi apanha o argentino em fora-de.jogo. O Guarda-redes Quim fica magoado neste lance.
28' - O livre, cobrado pelo próprio Hulk, é marcado ao poste mais longe com perigo, obrigando Quim a esticar-se para uma boa defesa.
27' - Agora foi Coentrão a arriscar o segundo amarelo ao tentar desarmar Hulk. Não conseguiu e fez falta feia.
Do lado do FCPorto, Hulk é a principal referência, embora sem se destacar por aí além, até agora.
25' - Hulk senta Luisão no lado esquerdo e serve Guarín para um remate violentíssimo que passa a rasar a baliza de Quim.
24' - Saviola, na área portista, tenta girar sobre Fernando, mas o médio defensivo não foi na conversa e cortou limpinho a jogada do conejo.
Mais uma vez, Di Maria é o mais irrequieto, criativo e perigoso elemento do Benfica. À esquerda ou à direita do ataque encarnado, o jovem argentino só tem olhos para a baliza adversária.
20' - Javi Garcia quase beneficiava de um ressalto defensivo na área portista! O espanhol do Benfica não teve tempo para reagir à oferta e, por isso, não fez mais do que atirar ao lado da baliza de Quim.
17' - Jorge Fucile faz nova falta dura sobre Di Maria, que se escapava junto à faixa lateral. O uruguaio já recebeu um cartão amarelo e podia agora ter visto o segundo... O trienador do Benfica entra em diálogo aceso com o árbitro por causa disso mesmo.
14' - Cartão amarelo para David Luiz, por entrada dura sobre Guarín junto à faixa direita do ataque portista.
12' - Cartão amarelo para Coentrão, por entrada sobre Fucile. O esquerdino do Benfica não vai jogar na última jornada.
Os primeiros dez minutos de jogo mostraram duas equipas a jogar aberto e a equivalerem-se. Ambas desfrutaram de uma boa oportunidade de golo para cada lado e receberam um cartão amarelo. Tudo empatado, portanto.
6' - Novo canto, agora da esquerda, e Rolando falha por pouco a emenda ao segundo poste. Oportunidade de golo para o FCPorto.
6' - O primeiro canto da partida é favorável ao FCPorto, na direita.
4' - Cartão amarelo para Di Maria e Fucile, que se envolveram em picardias na disputa de uma bola dividida. O lateral do FCPorto fica de fora na última jornada.
3' - Di Maria recebe a bola na zona da meia-lua e atira com estrondo à barra da baliza de Beto. Que perigo! Devia ter sido marcado canto contra o FCPorto, uma vez que a bola resvala num defensor azul-e-branco.
1' - A primeira falta do jogo é cometida por Hulk sobre Di Maria, na grande-área do Benfica.
20h17 - Início da partida. O FCPorto sai com a bola.
Equipas:
FCPorto
Beto; Fucile, Rolando, Bruno Alves (C), Alvaro Pereira; Fernando, Meireles, Guarín, Belluschi; Hulk, Farías
Suplentes
Nuno, Miguel Lopes, Maicon, Tomás Costa, Valeri, Rodrígues, Orlando Sá
Treinador: Jesualdo Ferreira
Benfica
Quim; Maxi Pereira, Luisão (C), David Luiz, Coentrão; Javi Garcia, Ramires, Carlos Martins, Di Maria, Saviola, Cardozo
Suplentes
Júlio César, Maxi Pereira, Sidnei, César Peixoto, Aimar, Weldon, Kardec
Treinador: Jorge Jesus
Árbitro: Olegário Benquerença, auxiliado por Bertino Miranda e José Cardinal