FCPorto-Olhanense 2-2

Um FCPorto quase irreconhecível empatou em casa com um personalizado Olhanense e disse de vez adeus ao pentacampeonato. Podia ter sido ainda pior para os dragões, já que o golo do empate surgiu na última jogada do encontro. O Olhanense de Jorge Costa esteve a ganhar por 2-0 durante mais de uma hora.

RTP /
Paulo Sérgio, nos passes decisivos, e Djalmir, nos golos, foram determinantes no resultado conseguido pelo Olhanense no Dragão Foto: AP Photo


Fim da partida.

90+4' - Golo do FCPorto. Solto, Guarín aproveita da melhor forma uma sobra de bola e empata a partida, segundos antes de Cosme Machado dar o jogo por terminado

Guarín acerca-se furioso de Ventura e mostra-lhe o emblema do FCPorto. Será que Guarín queria que o guarda-redes olhanense desse uma ajudinha, já que Ventura é um dos jogadores emprestados pelos dragões aos algarvios?

90+1' - Cartão amarelo para Falcao por protestos.

Quatro minutos de compensação.

87' - Substituição no Olhanense. O eficaz Paulo Sérgio sai para a entrada de Rabiola, mais um produto da cantera portista, que tem agora em jogo cinco representantes no onze algavio.

83' - Cartão amarelo a Bruno Alves, por falta sobre o rápido Yazalde.

80' - Golo do FCPorto. Falcao consegue encontrar o caminho da baliza, após mais uma jogada muito confusa na pequena área olhanense e na qual subsistem dúvidas sobre quem é o verdadeiro autor do golo.

78' - Troca de avançados no Olhanense. Sai Djalmir, entra Yazalde

78' - Substituição no FCPorto. Ruben Micael cede o lugar a Guarín.

77' - Varela desmarca-se bem para um passe longuíssimo de Ruben Micael, mas cruza fraco e sem perigo.

O jogo está interrompido devido a uma aparente lesão de Lionn

73' - Grande remate de Belluschi leva a bola à trave da baliza de Ventura. O argentino aparece aparece na entrada da área algarvia para disparar de cabeça, num golpe fortíssimo.

71' - Djalmir cabeceia com muito perigo ao lado da baliza do FCPorto.

Mais uma grande assobiadela ecoa no Estádio do Dragão, a castigar a falta de lucidez do jogo portista.

67' - Falcao leva a bola ao poste direito da baliza do Olhanense com um remate que ainda é ligeiramente desviado por Ventura. Grande intervenção do guarda-redes algarvio. Esteve à vista o golo do FCPorto, na que foi a primeira grande oportunidade na segunda parte.

66' - Em plena pequena área, Falcao quase que recebe um brinde mas, no último instante deixa-se antecipar por um defesa olhanense.

64' - Substituição no FCPorto. Miguel Lopes é substituído por Valeri.

61' - Falcao introduz a bola na baliza algarvia, mas não conta porque o cruzamento anterior fez o esférico ultrapassar a linha de fundo. As imagens televisivas sustentam a decisão da equipa de arbitragem.

59' - Djalmir é admoestado com cartão amarelo por falta sobre Alvaro Pereira.

57' - Excesso de individualismo de Varela faz perder-se uma jogada de ataque portista em superioridade numérica.

55' - Falcao falha a emenda a um pontapé livre marcado por Belluschi.

51' - Rui Baião não recupera e é substituído por Lionn.

50' - Paulo Sérgio aparece sem oposição na grande área portista e remata com miuto perigo. Mais um erro crasso de Maicon, que é sonoramente repreendido pelo colega Miguel Lopes.

48' - Grande confusão na área algarvia, na sequência de um livre marcado por Belluschi da meia direita. Rui Baião está a sangrar do nariz e tem de ser assistido fora do terreno de jogo.

Estão 33809 espectadores no Estádio do Dragão.

18h03 - O árbitro Cosme Machado apita para o reinício da partida. Não há novas entradas.

Intervalo. Grande eficácia ofensiva do Olhanense e debilidade defensiva do FCPorto, que também não está a conseguir criar oportunidades de golo.

Um minuto de compensação.

41' - Cartão amarelo para Belluschi, por entrada violenta e por detrás sobre Castro.

39' - Espectacular defesa de Varela a um remate de Ruben Micael que levava selo de golo. É a primeira grande oportunidade de golo para os nortenhos.

38' - Substituição no FCPorto. Tomas Costa é rendido por Varela.

37' - Mais um erro de Tomas Costa resulta numa enoerme assobiadela saídas das bancadas.

O FCPorto continua a jogar lento e, sobret~udo, sem esclarecimento.

27' - Grande remate de Ruben Micael na zona da meia-lua, em jogada individual, com a bola a sair fortíssima, mas ao lado.

Paulo Sérgio está a fazer a cabeça em água à defesa portista, em especial ao já amarelado Miguel Lopes.

24' - Mais um cabeceamento perigoso de Falcao a passar por cima da baliza de Ventura. O FCPorto está a fazer muito pouco para quem quer ganhar este jogo.

21' - Amarelo para Miguel Lopes, por falta dura sobre Paulo Sérgio, uma das pricipais figuras do Olhanense neste jogo, até agora.

Varela faz exercícios de aquecimento

19' - Falcao chega milésimos de segundo atrasado a um cruzamento de Belluschi.

Há distúrbios nas bancadas do Estádio do Dragão, a necessitarem da intervenção da polícia.

15' - Golo do Olhanense. Djalmir bisa, após uma jogada em que surge isolado por uma desmarcação preciosa de Paulo Sérgio ainda no meio campo olhanense. Miacon fica muito mal na fotografia. Escândalo no Dragão?

12' - Golo do Olhanenese. Djalmir finaliza uma jogada começada na direita do ataque do Olhanense, com um cruzamento de João Gonçalves desviado já na pequena área por Paulo Sérgio. Djalmir conclui,  com Miguel Lopes a colocar o brasileiro em jogo, o que retira as dúvidas suscutadas pelos dragões

Atingidos os dez minutos, o jogo continua morno.

7' - Ventura, a dois tempos, defende um perigoso cabeceamento de Maicon após canto marcado do lado direto do ataqueo do FCPorto.

6' - Ruben Micael vai à linha de fundo servir Falcao que, de primeira, remata com o pé esquerdo para as nuvens. Primeira jogada de perigo dos portistas

Os primeiros cinco minutos de jogo mostram duas equipas a jogarem aberto, mas sem que nenhuma exerça ascendente sobre a outra.

17h00 - Início do jogo.


Equipas titulares:

FCPorto
Helton; Miguel Lopes, Maicon, Bruno Alves (c), Alvaro Pereira; Belluschi, Tomás Costa, Ruben Micael, Mariano González; Falcao, Cristian Rodríguez
Suplentes
Beto, Nuno André Coelho, Valeri, Guarín, Varela, Addy, Sérgio Oliveira

Olhanense
Ventura; Jorge Gonçalves, Miguel Ângelo, Tengarrinha, Carlos Fernandes; Rui Duarte, Castro, Rui Baião, Paulo Sérgio, Djalmir, Ukra
Suplentes
Bruno Veríssimo, Anselmo, Toy, Yazalde, Lionn, Delson, Rabiola



Jorge Costa regressa ao Dragão, agora como treinador do Olhanense, com a missão declarada de conquistar pontos preciosos para a equipa algarvia. Por seu turno, Jesualdo Ferreira está proibido de ceder mais terreno ao Benfica e ao Sp.Braga, sob pena de ver definitivamente dissipadas as já ténues hipóteses de conquistar o pentacampeonato. Acompanhe aqui as principais incidências do FCPorto-Olhanense e ouça o relato da partida na Antena1 por Manuel Chaves.
PUB