O Belenenses está mais forte, avalia "dragão" Rolando

Para Rolando, o Belenenses-FCPorto deste domingo é algo mais do que um clássico do futebol português. É também um regresso do defesa portista à casa onde se projectou para uma carreira que, para já, está bem encaminhada. E será também um encontro "difícil", uma vez que a chegada de Jaime Pacheco à condução do plantel do Restelo está a dar um novo fôlego à equipa.

RTP /

Rolando, que foi hoje o porta-voz dos "dragões", considera o jogo com o Belenenses "crucial para manter a liderança", presa por um ponto, e "muito especial" porque é contra o clube onde esteve quatro anos "muito bons".

"Espero ser bem recebido e conseguir um bom resultado", adiantou Rolando, considerando que o Belenenses de agora "está diferente", dada a mudança de treinador e a saída de muitos jogadores.

De acordo com Rolando, que falava antes do início do treino do FC Porto, à "porta fechada", no Olival, na época passada o Belenenses "já tinha uma equipa formada e agora ainda a está a construir".

"Os resultados do Belenenses falam por si. Está a jogar de uma forma diferente, para o que muito terá contribuído a chegada do novo treinador (Jaime Pacheco), e a equipa está melhor do que no início da época", referiu.

O defesa está satisfeito com a sua rápida integração na equipa portista e espera continuar a merecer a confiança do treinador Jesualdo Ferreira, pelo que está consciente de "ter que continuar a trabalhar muito".

"Vim para aqui para jogar. Sabia que era difícil e que tinha que trabalhar muito para chegar ao onze. Até agora estou a conseguir jogar, que é o que eu queria, mais não me sinto titular indiscutível", adiantou.

Rolando espera jogar na partida com o Belenenses, no Restelo, envolta de um "significado particular muito especial", e promete "trabalhar muito" para estar sempre entre as opções do treinador dos "dragões".

"Espero sempre jogar, mas entendo quando Jesualdo Ferreira opta por não me incluir no onze", como aconteceu quarta-feira com o Leixões, nos quartos-de-final da Taça de Portugal", adiantou o central.

O jogador traçou um balanço positivo do complicado ciclo de jogos que o FC Porto tem tido no mês de Janeiro (com sete jogos em três frentes), que irá estender-se a Fevereiro, e assegura que "a equipa está sempre preparada".

"Agora estamos preocupados com o Belenenses, depois preocupamo-nos com o resto", explicou Rolando, reforçando a importância do jogo com o Belenenses em que é exigido ao FC Porto somar os três pontos para se manter na liderança.

Os tricampeões nacionais já perderam por duas vezes a liderança da Liga, que retomaram na última jornada, mas Rolando admite que com "um bocado mais de sorte" não aconteça o que aconteceu das outras vezes.

Rolando deixou ainda a ideia de que não está preocupado com o tipo de Belenenses que irá encontrar, nomeadamente se será demasiado defensivo, mas com o que o FC porto conseguirá fazer, para conseguir vencer.

O aviso do seu colega Silas de que irá tentar-lhe fazer um "túnel" (passar a bola entre as pernas), mereceu de Rolando um sorriso e a formulação do desejo de que tal não aconteça. "Conhecemo-nos muito bem".

O defesa portista adiantou ainda não estar preocupado com as arbitragens e espera que eles (árbitros) dêem o seu melhor, como as equipas também vão tentar fazer. Não estou preocupado. O árbitro não me diz respeito".

O Belenenses-FCPorto, a contar para a 16.ª jornada da ILiga, tem pontapé de saída no domingo às 18h00.

(c/Lusa)
PUB