Paulo Fonseca assegura que FC Porto vai à Luz para vencer

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, assegurou este sábado que a sua equipa está apenas focada na vitória no clássico de domingo com o Benfica, da 15ª jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Lusa /
Paulo Fonseca afirma que Quaresma vai iniciar o jogo no banco e que vai respeitar a homenagem a Eusébio para depois vencer o jogo Foto: Estela Silva/Lusa

"O empate não satisfaz o FC Porto, vamos à Luz para vencer e sentimos que a equipa está preparada para este encontro, encarando-o para conquistar os três pontos", disse o treinador, na antevisão do encontro.

Paulo Fonseca mostrou confiança no trabalho desenvolvido pelo grupo de trabalho ao longo da semana e confessou que não há qualquer pressão adicional para esta deslocação à Luz.

"A equipa tem vindo a crescer. Há indicadores que nos dão confiança para este jogo. A semana foi normal, foi a de preparação de mais um jogo. A resposta foi boa e se há momento que estamos preparados é este", frisou.

O treinador dos "dragões" confirmou que o médio Carlos Eduardo vai regressar às opções iniciais e que Ricardo Quaresma, "reforço" de inverno, vai iniciar a partida no banco, partilhando, também, a sua intuição quanto à estratégia do adversário.

"São duas equipas que têm características e formas de diferentes de jogar, mas que se conhecem. O FC Porto praticamente não altera o seu sistema de jogar, enquanto o Benfica tem vindo a alterá-lo nestes jogos", referiu o técnico.

Perante esta ideia, Paulo Fonseca disse não acreditar que os "encarnados" alinhem de início com pontas de lança."Pelo que tem acontecido nos jogos que disputam com o FC Porto, e pelo que tem sido as indiciações recentes, parece-me que o Benfica não vai jogar com dois avançados", salientou.

Estratégias à parte, o técnico dos "dragões" vincou que o resultado deste jogo pode não ser preponderante para a definição da classificação final do campeonato, reconhecendo que quem vencer "ficará mais moralizado".

"Os `clássicos` são sempre jogos importante mas, em termos de classificação, não se vai decidir nada nesta fase. O que pode acontecer é moralizar a equipa que vencer", sublinhou.

Questionado sobre o árbitro designado para o "clássico", o portuense Artur Soares Dias, Paulo Fonseca disse esperar "um comportamento sério e honesto" e um "jogo sem casos".

FC Porto respeita homenagem a Eusébio para depois vencer "clássico"

Paulo Fonseca afirmou que os "dragões" vão respeitar a homenagem a Eusébio, antes do "clássico", mas depois pretendem derrotar o Benfica. O técnico "azul e branco" separou a homenagem ao "Pantera Negra", que morreu no domingo, do que vai ocorrer, depois, nos 90 minutos de jogo.

"São duas coisas distintas. Percebemos que o Eusébio era um símbolo de 'fair play' e não era símbolo de rivalidade. Percebemos e vamos respeitar este momento de homenagem a esta grande figura. Mas outra coisa são os 90 minutos e vamos provar que estamos preparados para vencer na Luz", frisou.

Benfica e FC Porto, que repartem a liderança da I Liga com o Sporting, com 33 pontos, após 14 jogos, defrontam-se no domingo, a partir das 16:00, no Estádio da Luz, em Lisboa, em encontro da 15.ª jornada da competição.

PUB