Pinto da Costa:"Vamos perder o campeonato dos túneis"

Admitindo não ganhar o campeonato, o presidente portista diz ser "impossível ficar contente" com a eliminação do Benfica da Liga Europa e não abre o jogo sobre o futuro de Jesualdo Ferreira

RTP /
Jorge Nuno Pinto da Costa ap photo

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, admitiu hoje, sexta-feira, na Trofa, que o clube não vai conseguir revalidar o título de campeão nacional de futebol, apelidando esta prova de "campeonato dos túneis".

"Este ano não vamos ser campeões. Vamos perder o campeonato dos túneis. Continuo empenhado nas restantes provas que podemos vencer e não caio na esparrela como aqueles em que alguns caíram em túneis como o da Luz", disse o presidente do FC Porto, quando questionado sobre a diferença de 11 pontos para o líder, o Benfica.

"Este campeonato é especial porque quem o vai vencer não merece. Não
digo que o FC Porto é que merecia... Nem o Braga merecia, mesmo tendo-lhe sido tirado o Vandinho... Mas por tudo o que o senhor presidente João Jardim fez na Madeira com a construção de tantos túneis,
quem devia ganhar este campeonato era um clube da Madeira, já que estamos no campeonato dos túneis", disse Pinto da Costa. 

"Não precisamos de ter televisões a insultar os nossos adversários para
que o FC Porto seja campeão. Não precisamos de criar canais para insultar
os nossos adversários. Não precisamos que ex-árbitros daltónicos, que só
vêem uma cor, venham para os jornais dizer que um golo é fora de jogo quando foi marcado de canto. Não vamos recorrer a fedorentos para atacar adversários", prosseguiu.

Entretanto, o presidente dos "azuis e brancos" já classificara o futebol português de "inédito", lançando farpas à Comissão Disciplinar da Liga: "Só neste futebol os jogadores são proibidos de jogar e os presidentes proibidos de falar. Qualquer dia o nosso motorista é proibido de conduzir e temos de ir a pé para o estádio". 

Porém, a propósito da derrota com o Liverpool, que, na quinta-feira, arredou os "encarnados" da Liga Europa, Pinto da Costa disse ser "impossível ficar contente", lembrando que "esta época não foi famosa para os clubes portugueses" em matéria de provas internacionais. "Seria bom termos duas/três equipas em provas fora", afirmou.

Questionado sobre se já decidiu o futuro do actual técnico do FC Porto, o presidente portista preferiu não adiantar muitos pormenores: "Esse assunto já tem anos. Desde que Jesualdo Ferreira chegou ao Porto que se fala nisso. Falo com ele sobre isso e não em público. Só o farei oportunamente. Ele está muito empenhado em vencer a Taça e todos os jogos da Liga", disse ainda.

C/Lusa

PUB