FC Porto
Porto 3 - 0 Rapid Viena
Mesmo a jogar a meio-gás, e apesar de alguns sustos, o FCPorto venceu o Rapid de Viena por três bolas a zero, na jornada inaugural do Grupo L da Liga Europa.
Fim do jogo.
Três minutos de compensação.
83' - Grande defesa de Hedl a remate de Rolando, que hoje está definitivamente balanceado para o ataque.
82' - Substituição no Porto - Sai Ruben Micael, entra Castro.
82' - A bola choca com estrondo na barra de Hedl, atirada de muito longe por Belluschi.
81' - Substituição no Rapid - Sai Dober, entra Patocka.
77' - Golo do Porto - Portentoso remate de Ruben Micael, de fora da área, após vistosa tabelinha com Rodríguez.
75' - Substituição no FCPorto - Sai Maicon, entra Walter.
Walter conversa com Villas-Boas e vai entrar em jogo.
72' - Substituição no Rapid - Sai o capitão Hofmann, entra Trimmel.
70' - Jogada perigosa do Rapid, com Nuhiu a não conseguir dar o melhor caminho à bola.
68' - Substituição no Porto - Hulk sai, Belluschi entra.
65' - Golo do Porto - Pontapé de canto marcado do lado direito do ataque e Falcao marca, à segunda, depois de cabeceamento de Maicon defendido institntivamente por Hedl para a frente, onde aparece o matador colombiano a não perdoar.
62' - Substituição no Rapid - Saurer abandona o relvado, rendido por Drazan.
59' - Cartão amarelo para Rodríguez, aparentemente por protestos.
58' - O Porto chega em superioridade numérica à grande área do Rapid, mas Maicon perde a portunidade de fazer golo na sequência de um pontapé livre marcado por Hulk do lado esquerdo.
57' - Jogada de insistência de Hulk, que progride em força pela esquerda da área do Rapid, fazendo depois um cruzamento curto que só não chega à cabeça de Alvaro Pereira porque um defensor austríaco se antecipa, fazendo um corte providencial.
51' - O estádio do Dragão quase vai abaixo, reclamando um penálti sobre Hulk, que o árbitro não marca, mas que as imagens televisivas mostram ser inequívoco. Erro grave do juiz da partida.
O Rapid está com uma nova abordagem ao jogo e aparece agora muito mais subido no terreno.
21h06 - Recomeço do jogo, sem alterações no alinhamento de ambas as equipas.
Intervalo.
44' - De novo o Rapid a criar muito perigo: cruzamento atrasado para a região frontal à baliza do Porto, onde aparece Kulovitz a rematar forte e colocado, mas ligeirissimamente ao lado da baliza. Helton limitou-se a defender com os olhos, uma vez que já estava completamente batido pela forma como decorreu o lance.
43' - Em grande estilo, Falcao recebe no peito uma bola lançada por Rolando a partir da ala direita, roda sobre si próprio, mas remata mal, muito por cima.
A pressão ofensiva do FCPorto decaiu bastante nos últimos minutos.
38' - Cartão amarelo para Hinum, por entrada dura sobre João Moutinho.
34' - Primeira situação de muito perigo junto à baliza do FCPorto. Num bom ataque pela esquerda e depois de um cruzamento rasteiro, Maicon aparece em vantagem para o corte mas "encolhe-se", quase permitindo a Nuhiu atirar para as redes de Helton, já batido. O avançado austríaco, no entanto, não consegue chegar à bola.
O único dos objectivos que o Rapid está a conseguir concretizar é a anulação do "perigo Hulk", que mal se tem visto até agora. De resto, os austríacos pouco ou nada têm feito que lhes permita obter um resultado positivo frente ao FC Porto, que é pelos vistos, muito superior.
25' - Golo do FCPorto - À terceira foi de vez. O central Rolando voltou a subir até à baliza do Rapid e desta vez não falhou o desvio para as redes de Hedl.
19' - Rolando, de novo na área adversária, remata desastradamente depois de ser bem servido por Moutinho. Perdeu-se a melhor oportunidade de golo do Porto até ao momento.
Começa a ser sufocante a pressão do FCPorto, mas sem que se tenham verificado lances de perigo iminente na área do Rapid.
18' - À entrada da grande-área do Rapid, Rolando e Rodríguez atrapalham-se mutuamente e desperdiçam um lance que poderia ter posto a defensiva austríaca em grandes apuros.
16' - Cartão amarelo para Dober, por rasteirar Christián Rodríguez quando o extremo portista se esgueirava sozinho e com perigo pela ala esquerda do seu ataque.
O jogo está instalado no território do Rapid, que pouco ou nada atacou nos últimos minutos.
14' - Alvaro Pereira remata forte, mas ao lado e por alto.
13' - Primeiro remate "a sério" do FCPorto a chegar à baliza do Rapid. Ruben Micael, em zona frontal, foi o autor do tiro, que Hedl defendeu bem.
9' - Um defesa do Rapid usa a mão para travar um passe perigosíssimo de Rodríguez. Livre directo para o FC Porto a 25 metros da baliza de Hedl. Falcao dispara ligeiramente por cima.
Os austríacos entraram atrevidos no jogo, mas os portistas vão paulatinamente obrigando o adversário a defender cada vez mais atrás.
A equipa do Porto joga hoje equipada com calções e meias brancos, em vez da habitual côr azul. A camisola é a do costume.
1' - Kaviak remata para uma defesa incompleta de Helton. Primeira jogada de algum perigo, mas sem consequências de relevo.
20h05 - Início da partida.
--------------------------------------------------------------
Equipas
FCPorto
Helton, Fucile, Rolando, Maicon, Alvaro Pereira, Fernando, João Moutinho, Ruben Micael, Hulk, Rodriguez, Falcao
Suplentes
Beto, Otamendi, Castro, Belluschi, Souza, Walter, Varela
Treinador: André Villas-Boas
Rapid
Hedl, Kayhan, Sonnleitner, Soma, Dober, Hinum, Kulovitz, Kavlak, Hofmann, Saurer, Nuhiu
Suplentes
Payer, Patocka, Salihi, Drazan, Gartler, Trimmel
Treinador: Peter Pacult
Árbitro: Douglas McDonald
--------------------------------------------------------------
Acompanhe o relato deste jogo em directo na Antena1, com relato de Pedro Ferreira, comentários de José Nunes e reportagem de Teófilo Fernando.