Porto complica a vida na Europa

O Porto perdeu esta noite por 2-1 com o Manchester City, em encontro da primeira-mão dos dezasseis-avos-de-final da Liga Europa, e complicou assim a sua vida na prova. Os azuis e brancos até marcaram primeiro, ainda no primeiro tempo, por Varela, mas a formação inglesa conseguiu virar o resultado após o intervalo, com golos de Alvaro Pereira, na própria baliza, e Kun Aguero, já perto dos 90.

RTP /
Lucho no final do encontro José Coelho / LUSA

O atual detentor do troféu recebeu esta noite um dos principais candidatos à conquista da Liga Europa esta época, num encontro bem disputado entre as duas equipas, com o FC Porto a ser superior no primeiro tempo, mas a acabar por sair derrotado no final, com o Manchester City a aproveitar uma quebra no ritmo da formação azul e branca após o intervalo.

Os pupilos de Vítor Pereira, sem Janko disponível (já tinha alinhado na Liga Europa este ano pelo Twente), entraram muito bem na partida, com as linhas subidas, e a conseguirem criar muitas dificuldades ao adversário, quando este queria sair para o ataque. Varela inaugurou o marcador aos 28 minutos, após cruzamento de Hulk da esquerda, numa altura em que o City só não estava em vantagem por causa da inspiração de Helton na baliza azul e branca.

O Porto foi para o descanso em vantagem, mas a formação inglesa entrou para o segundo tempo determinada a inverter o resultado. Aos 56 minutos, Alvaro Pereira, num momento de infelicidade, quando discutia a posição com Balotelli, toca involuntariamente na bola e acaba por trair Hulk, fazendo auto-golo e empatando a partida.

A equipa da casa reagiu bem ao empate, mas acabou por quebrar o ritmo com que tinha iniciado a partida. O City aproveitou bem esta quebra, e aos 85 minutos acaba por virar o resultado, com Kun Aguero, recém-entrado, a desviar um cruzamento de Yaya Touré da esquerda.

No final do encontro, Vítor Pereira recusou atribuir a derrota à equipa de arbitragem, que tirando uma outra situação (possível grande penalidade a favor do Porto que ficou por assinalar), não teve uma má prestação.

Com este resultado, o Porto tem assim a tarefa mais complicada para o encontro da segunda-mão em Manchester, já que terá de fazer pelo menos dois golos em terras de Sua Majestade.
Tópicos
PUB