FC Porto
Porto goleia com exibição pobre
O Porto goleou este final de tarde o Nacional da Madeira por 5-0, resultado que não espelha a exibição dos azuis e brancos no Estádio do Dragão, em encontro da oitava jornada do campeonato nacional de futebol. Defour e Walter marcaram na primeira parte, Sapunaru, Kléber e Hulk fecharam a contagem já no segundo tempo. O Porto volta assim a alcançar o Benfica na liderança da tabela.
O Porto comandou praticamente desde o início ao fim, goleou o Nacional, mas não foi uma equipa avassaladora neste final de tarde no Estádio do Dragão. Apesar do resultado, a exibição dos azuis e brancos não foi digna de uma equipa que pretende lutar pelo título. Os primeiros três golos demonstraram isso mesmo: o primeiro surgiu de um remate de Defour (23') que desviou num defesa do Nacional e traiu por completo Marcelo, que nem se fez ao lance, Walter (39') fez o segundo em posição irregular, e o terceiro dos "dragões" resultou de uma defesa incompleta de Marcelo a remate de Belluschi, com Sapunaru (66') a ter só de encostar.
Só os últimos dois tentos foram resultado de boas jogadas de ataque do Porto, numa altura em que a formação visitante já se tinha conformado com a derrota.
O Nacional da Madeira ainda tentou reagir após sofrer o primeiro tento, conseguiu ameaçar, principalmente com Rondon e Mateus pelo lado esquerdo, mas nunca criou oportunidades de golo flagrantes.
A formação madeirense entrou para o segundo tempo com vontade de virar o resultado, mas rapidamente o Porto colocou o Nacional em sentido, com um contra ataque conduzido por Hulk, que acabou por rematar ao lado. Sapunaru faz o 3-0 aos 66 e mata a partida, já que os insulares recuaram as linhas, e o Porto pareceu satisfeito com o resultado.
Ainda assim, com a entrada de João Moutinho e Guarín aos 70 minutos e Kléber aos 77, Vítor Pereira conseguiu dar novo fôlego ao ataque azul e branco, e a equipa da casa ainda dilata mais a vantagem. Kléber, primeiro, desvia um cruzamento rasteiro de João Moutinho, após grande assistência de Guarín, e já em período de descontos, Hulk fecha a contagem, com um grande golo, ao fazer um autêntico "chapéu" a Marcelo, após passe de João Moutinho.
Pelo meio, alguns erros da equipa de arbitragem, a prejudicar ambas as equipas, com foras de jogo mal assinalados, outros que ficaram por assinalar, assim como também o ficaram algumas faltas dentro da área.
Com este resultado, e após a vitória de ontem do Benfica sobre o Beira Mar, o Porto continua a partilhar a liderança do campeonato com os encarnados.