"Sporting é forte e de qualidade"
Sábado, Estádio do Dragão. 19h15. Dia, local e hora para um dos grandes clássicos do futebol português - o primeiro desta temporada. Em campo estarão FC Porto e Sporting que, à entrada para a sexta jornada da I Liga, surgem empatados na classificação, com 10 pontos, o que corresponde à terceira posição da tabela. Acima, o Sporting de Braga lidera só com vitórias, o Benfica é segundo com 13 pontos, menos dois que os "arsenalistas".
Os Dragões chegam a este super-jogo vindos de uma derrota, precisamente com os bracarenses. O Sporting "viu-se e desejou-se" para ganhar em casa ao Olhanense, na passada segunda feira, mercê de um 3-2 que chegou a estar em 0-2.
No sábado, o Porto (já se sabe) vai a jogo sem Varela. Esta manhã, a equipa liderada por Jesualdo Ferreira treinou no Olival à porta fechada.
Na conferência de imprensa posterior ao treino, que serviu de projecção da partida deste fim de semana, o treinador do FC Porto não deixou de frisar que está atento às qualidades da equipa de Alvalade.Jesualdo Ferreira alertou para a "qualidade da forte equipa do Sporting", antes do jogo da sexta jornada da Liga de futebol, sábado, no estádio do Dragão.
Depois das derrotas em Braga, para a Liga, e em Londres ante o Chelsea, para a Liga dos Campeões, Jesualdo Ferreira admitiu não estar preocupado por encontrar agora o Sporting, salientando que a equipa de Alvalade é até o adversário ideal, mas apenas por ser o "próximo".
"O Sporting continua a ser forte e um adversário difícil para qualquer equipa. Teve um mau começo de época e surgiram críticas, que aparecem sempre quando as equipas que têm objectivos claros para atingir os títulos não estão bem. Mas o passado é passado e isso não condiciona as nossas análises. O Sporting tem qualidade e é uma equipa forte", disse.
O treinador dos "dragões", contudo, disse igualmente que o FC Porto está "bem" e que os jogadores entenderam a diferença nos desempenhos entre os jogos de Braga e de Londres.
"O clube, os treinadores e os jogadores entenderam as derrotas. O que pretendemos é que o FC Porto tenha uma atitude diferente contra o Sporting do que aquela que apresentou em Braga. fs vezes, nos momentos difíceis, surgem os bons desempenhos. Estamos preparados", avisou.
Jesualdo Ferreira admitiu ir apostar na equipa que "melhor domine os processos necessários" para o embate com o Sporting e recordou que os "azuis-e-brancos" ainda estão a crescer, depois das mexidas no plantel ocorridas no início da temporada.
"Temos a convicção de que há um processo de desenvolvimento dos jogadores. Aqui, no FC Porto, toda a apropriação de questões técnicas, tácticas e sociais tem de ser feita em tempo recorde, mas há momentos em que as coisas não acontecem com a velocidade que gostaríamos. Mas eu já disse que estamos a crescer e longe da equipa que estamos a formar".
Sobre a nomeação de Duarte Gomes para arbitrar o "clássico" de sábado, facto que levantou críticas aos responsáveis do Sporting, Jesualdo não quis tecer grandes considerações, embora tenha assumido o desejo de os critérios serem sempre iguais, lembrando a suspensão de Lisandro Lopez a temporada passada, por simulação, ou o amarelo a Hulk, no encontro com o Sporting
de Braga.
"Que a equipa de arbitragem seja a segunda melhor, depois do FC Porto", desejou.
Jesualdo Ferreira lamentou ainda a ausência de Varela, lesionado, e assumiu que Hulk está "num processo de lavagem", embora em breve possa regressar aos patamares já atingidos, alcançando, inclusive, "um nível superior".
C/LUSA