V.Setúbal 2 - 5 FCPorto

por Sérgio Alexandre
Farías ensaia o remate durante o jogo da primeira volta do Campeonato, em que o FCPorto recebeu e bateu o V.Setúbal por 2-0 Foto: AP Photo

O FCPorto ganhou facilmente em Setúbal por 5-2, mas um cartão amarelo mostrado a Falcao trouxe muita e inusitada tensão ao jogo. Jesualdo Ferreira foi expulso na sequência do episódio. Resultado: os dragões jogam para a semana com o Benfica sem treinador e sem artilheiro.


Final da partida

90+4' - Golo do FCPorto - Falcao faz o golo 23 da temporada, após nova assistência de Guarín. A bola é passada com souplesse por cima de Nuno Santos.

90+3' - Jogadas sucessivas de muito perigo junto à baliza de Beto, com um remate final potentíssimo de Zoro.

90+2' - Substituição no FCPorto - Sai Belluschi, entra Valeri.

90+1' - Golo do V.Setúbal - Henrique bisa num cruzamento atrasado de Ney pela direita.

Cinco minutos de compensação.

89' - Falcao dispara forte de pé esquerdo em zona frontal, mas a bola sai ligeiramente por cima da barra da baliza de Nuno Santos

83' - Rui Fonte perde uma boa oportunidade de golo.

O jogo esteve interrompido durante quatro minutos, devido a este episódio.

80' - Jesualdo Ferreira é expulso do banco por ordem do árbitro.

Falcao está inconsolável, devido ao jogo de suspensão que vai ter de cumprir frente ao Benfica.


78' - Cartão amarelo para Falcao
, por falta sobre Bruno Ribeiro. O artilheiro do FCPorto não vai poder defrontar o Benfica na próxima jornada. Jesualdo Ferreira está nervosíssimo, por entender que o cartão é mal mostrado a Falcao. No entanto, as imagens televisivas mostram o avançado portista a dar uma palmada (com maior ou intencionalidade) em Bruno Ribeiro, na sequência de uma bola dividida com o jogador sadino.

77' - Hulk, em óptima posição, finta-se a ele próprio e perde uma belíssima possibilidade para servir com sucesso Falcao no centro da área setubalense.

73' - Dupla Substituição no FCPorto - Sai Raul Meireles, por Tomas Costa. Fucile também abandona o relvado para a entrada de Miguel Lopes

73' - Substituição no V.Setúbal - Sandro é rendido por Zoro.

70' - Golo do FCPorto - Belluschi conclui, com um forte remate da zona da meia-lua, uma bela jogada de ataque. Destaque para a assitência primorosa de Guarín, com um passe de costas.

66' - Jogada duvidosa na grande-área do FCPorto, com Hélder Barbosa a ser ensanduichado por dois defensores portistas.

66' - Jogada espectacular de Neca, que baila ante vários adversários, mas a bola acaba por morrer nas mãos de Beto.

63' - Substituilção no V.Setúbal - Sai Kaz, entra Rui Fonte.

60' - Cartão amarelo para Alvaro Pereira. por falta sobre Ney.

56' - Golo do FCPorto - Grande abertura de Hulk para Guarín, que dispara forte e cruzado para novo golo portista, o primeiro de jogada corrida neste encontro.

O jogo está a atravessar a sua melhor fase, com ambas as equipas a desfrutarem de óptimas chances de golo.

53' - Bruno Ribeiro falha a hipótese de fazer o empate.

53' - Fantástico passe a rasgar de Guarín, que mete na esquerda em Raul Meireles. O cruzamento do médio português é meio golo, mas Falcao não consegue fazer a sua parte.

49' - Golo do V.Setúbal - Novo golo na sequência da marcação de um pontapé de canto. Henrique aproveita uma clamorosa falha de marcação e empurra a bola para o fundo da baliza de Beto.

49' - Grande remate de meia distância por Neca. A bola vai direita ao canto superior direito da baliza de Beto, que faz uma estupenda defesa e cede canto.

47' - Bomba de Hulk na marcação de um livre directo. Nuno Santos não consegue suster a bola, mas a jogada termina num pontapé de canto para o FCPorto.

20h22 - Recomeço da partida, com uma substituição no Vitória de Setúbal. Bruno Ribeiro rende, ao intervalo, Ruben Lima.

Intervalo.

Um minuto de compensação.

45' - Fernando devia ter sido admoestado com, pelo menos, cartão amarelo, por ter pontapeado a cabeça de Neca quando o jogo estava parado. Neca fica em mau estado e tem de ser assistido. E Fernando fica muito mal na fotografia...

40' - Golo do FCPorto - os dragões voltam a marcar na sequência de um canto, agora marcado, do lado direito, por Belluschi. Maicon, com uma grande elevação, entra de cabeça sem hpóteses para Nuno Santos. Belo golo do central portista - e festejo à medida, com um duplo mortal.

37' - Rolando corta um passe de cabeça de Neca para o centro da grande-área.

O V.Setúbal volta a aproximar-se da baliza do FCPorto. O futebol dos sadinos está novamente a respirar bem melhor.

28' - Beto fica nas covas e não se faz a um cruzamento de Ney a partir da direita. A bola atravessa toda a área portista. O lance só não se torna nefasto para o guarda-redes azul-e-branco, porque não aparece ninguém do V.Setúbal.

O jogo mudou muito nos últimos dez minutos e agora o FCPorto está a sufocar o Vitória logo no meio-campo defensivo dos sadinos.

22' - Hulk obriga Nuno Santos a aplicar-se para travar um cruzamento perigosíssimo do brasileiro realizado após uma das suas jogadas características, em que mistura técnica e força em doses industriais.

20' - Falcao falha por pouco o remate de cabeça a um cruzamento de Alvaro Pereira, que se entendeu muito bem com Hulk na faixa esquerda.

O golo do FCPorto arrefeceu, e muito, o entusiasmo com que o V.Setúbal iniciou a partida.

16' - Belluschi remata bem de pé esquerdo, ligeiramente ao lado da baliza de Nuno Santos.

O FCPorto marcou um golo no segundo remate que fez à baliza do V.Setúbal.

13' - Golo do FCPorto - Falcao aparece fulgurante ao segundo poste a responder da melhor maneira, com o pé direito, ao canto apontado por Raul Meireles. Com 22 golos já facturados na I Liga, o matador dos dragões é nesta altura o melhor marcador do Campeonato. Radamel Falcao mantém com o benfiquista Oscar Cardozo um duelo privado entre artilheiros.

Hélder Barbosa continua em grande, a fazer a cabeça em água ao bloco recuado do FCPorto.

9' - Grande oportunidade para o Vitória de Setúbal, por Henrique, que recebe - e desperdiça -, um passe açucarado de Neca. O avançado entra pela esquerda da pequena-área, mas remata por cima, quando podia ter feito muito melhor.

5' - Alvaro Pereira dispara rente ao poste esquerdo da baliza de Nuno Santos, após uma diagonal perfeita da esquerda para o meio.

4' - Kaz chuta forte, de longe, mas a bola sai muito alta.

O Vitória de Setúbal está instalado no meio campo do FCPorto, sob a batuta de um atrevido Hélder Barbosa, que está a fazer um óptimo início de jogo.

2' - Hélder Barbosa conduz uma bela jogada colectiva pela asa esquerda do ataque setubalense e só Alvaro Pereira, já na grande-área portista, consegue desfeitear o jogador sadino (emprestado pelo FCPorto precisamente).

19h17 - Início da partida.

Equipas:

V.Setúbal
Nuno Santos; Collin, André Pinto, Ricardo Silva, Ruben Lima; Sandro, Kazmierczak, Ney, Neca; Hélder Barbosa, Henrique
Suplentes
Matos, Zoro, Regula, Bruno Ribeiro, Luís Carlos, Zarabi, Rui Fonte
Treinador: Manuel Fernandes

F.C.Porto
Beto; Fucile, Rolando, Maicon, Álvaro Pereira; Fernando, Guarín, Belluschi, Raul Meireles; Hulk, Falcao.
Suplentes
Nuno Espírito Santo, Valeri, Nuno André Coelho, Farías, Tomás Costa, Miguel Lopes, Orlando Sá.
Treinador: Jesualdo Ferreira

Árbitro: Pedro Henriques


 - Perdidas as possibilidades matemáticas de chegar ao penta, ao FC Porto resta apenas salvar a época perseguindo, enquanto pode, o segundo lugar no campeonato, que dá acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Objectivo que é, também ele, praticamente uma miragem, já que o Sporting de Braga, actual dono da vice-liderança, teria de perder cinco pontos dos nove que ainda estão em jogo. E, claro, os azuis-e-brancos não poderiam ter o menor tropeção.

 - É certo que os
dragões atravessam a melhor sequência da época, com a quinta vitória consecutiva averbada há uma semana, contra o Vitória de Guimarães, mas Jesualdo Ferreira vai ter de fazer algumas adaptações na equipa titular. O timoneiro portista não pode contar com o capitão Bruno Alves, castigado por acumulação de amarelos, nem com Helton, que não recuperou da lesão num polegar contraída durante o aquecimento para a partida da semana passada. Oportunidade para Maicon e Beto entrarem no onze inicial.

 - O Vitória de Setúbal tem como missão amealhar o maior número de pontos para fugir à despromoção. Tarefa difícil, mas realizável, uma vez que os
sadinos ocupam o 13.º lugar, a quatro pontos da linha de água,  e não têm um calendário de dificuldade muito diferente dos de Leixões e Belenenses, actuais ocupantes dos lugares mais indesejáveis da tabela.

 - Acompanhe aqui, em directo, o resumo escrito das principais incidências do jogo e ouça o relato da partida na Antena1, por Alexandre Afonso e Gonçalo Ventura, com os comentários de José Nunes.

pub