100 Dados Estatísticos e todos os quadros da temporada 2019 de Fórmula 1
Comparação Hamilton vs. Schumacher, os únicos pilotos a vencer 6 Campeonatos.
Lewis Hamilton - 6 títulos (2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019); 250 GPs; 88 Poles, 84 Vitórias (33,6% das corridas), em 13 temporadas (2007 a 2019).
Michael Schumacher - 7 títulos (1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004) 308 GPs; 68 Poles; 91 Vitórias (29,6% das corridas) em 19 temporadas. (1991 a 2012).
Mercedes AMG F1- A 2ª escuderia a ser Hexa Campeã.
Títulos
em 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. É a 5ª escuderia a firmar 6 títulos,
depois de Ferrari, McLaren, Williams e Lotus. Realmente é, apenas, a 2ª escuderia de sempre depois da Ferrari, a ser realmente
Hexa Campeã (6 títulos consecutivos). A Ferrari obteve os seus entre 1999 e 2004.
VITÓRIAS
* Foram 5 pilotos e 3
escuderias diferentes a obter vitórias em 2019.
* Lewis Hamilton
conquistou 11 vitórias em 2019. Tem agora 50 dos seus triunfos na F1, concretizados a partir da pole.
* Mercedes venceu 15GPs (HAM 11 BOT 4). Em 2018 tinham sido 11, todos de Hamilton.
* Mercedes tem agora 102 triunfos no total, torna-se a 4ª escuderia a passar 100 vitórias, após Ferrari 238, McLaren 182 e Williams 114.
* Mercedes obteve 9
dobradinhas em 2019 (4 apenas em 2018). Austrália, Bahrain, China, Azerbaijão, Espanha,
França, Inglaterra, Rússia, EUA. Tem agora 53, passou a McLaren (47 dobradinhas). Mais, só a Ferrari com 84 (este
ano fez 1 dobradinha em Singapura).
* Motores Mercedes, agora com 188 Vitórias, a 2ª marca de
motores mais vitoriosa de sempre. Passou a Ford Cosworth (176). Mais vitórias, só a Ferrari (239).
* O Carro #44 somou 11
triunfos por Hamilton. Agora total de 63
vitórias na F1 (62 pela mão de Lewis). Ultrapassou as 62 vitórias do #3. Mais vitórias, só os #1, #5, #2 e #6.
* A 1ª vitória de um
piloto Monegasco na F1, aconteceu com Charles Leclerc, no GP da
Bélgica (repetindo depois no GP de Itália). O Mónaco foi o 23º país a ser
vencedor na F1.
* Vitória de Verstappen no GP Austria, foi a 1ª vitória dos
motores Honda na F1, desde o GP Hungria 2006 com Jenson Button. Max repetiu a proeza, no GP da Alemanha e do Brasil.
VITÓRIAS 2019
Hamilton 11, Bottas 4, Verstappen 3, Leclerc 2, Vettel 1
Mercedes 15, Ferrari 3, Red Bull 3
Mercedes 15, Ferrari 3, Red Bull 3
* Foram 5 pilotos e 3
escuderias diferentes a obter Pole Positions em 2019.
* Leclerc foi o Campeão
das Qualificações em 2019. Venceu 7 das 21 qualificações, Bottas e Hamilton fizeram 5.
* Foi a primeira vez desde 2014 que Hamilton não foi o
piloto mais dominador em Qualificação (nesse ano Rosberg fez mais poles que o
britânico).
* Ayrton Senna marcou 13 poles em 1988, 13 em 1989 e 16 em 1990. Hamilton
registou 12 poles em 2016, e 11 poles em 2015, 2017 e 2018.
* Lewis termina época com um registo de carreira de 145 vezes na 1ª fila, em 250
GPs. Impressionantes 58%. Foram 13 em 2019, 14 em 2018, 13 em 2017, 15 em 2016,
17 em 2015. Record absoluto na F1.
Em comparação Michael Schumacher fez 116 1ª filas em 308 GPs realizados.
* Hamilton marca poles há 13 anos consecutivos (desde 2007). Iguala Michael Schumacher (marcou poles em 13 anos consecutivos, de 1994 a 2006).
* Hamilton marca poles há 13 anos consecutivos (desde 2007). Iguala Michael Schumacher (marcou poles em 13 anos consecutivos, de 1994 a 2006).
* 1ª pole de um
piloto Monegasco e 1ª pole de Leclerc, no GP do Bahrain. Ao longo do ano
repetiu mais 6 vezes.
* Mercedes tem agora
111 Poles, tornou-se a 4ª escuderia em número de poles, passando na época a
Lotus (107). Mais, agora, só a Williams (128), McLaren (155) e Ferrari (228).
* A Mercedes obteve
na época 7 Primeiras Filas Completas em Grelha. Tem agora 66, tendo deixado para trás a McLaren (63) e a Williams (62). Está
agora a 14 dobradinhas em Qualificação, da Ferrari (80), que detém a melhor
marca de sempre.
* A pole de Verstappen na Hungria, foi a 1ª pole de um Motor-Honda desde o GP Austrália 2006 (com Jenson Button). Foram 13 anos de jejum. Depois repetiu no GP Brasil. Fez também pole no GP México mas foi penalizado
em 3 posições na grelha. Largando de P4 não ficou com registo de pole em termos estatísticos.
* Volta da pole de Charles
Leclerc na qualificação do GP Itália, foi a 4ª mais rápida da
história, com média de 262,963 Kms/h.As 3 mais rápidas de sempre, foram
também todas em Monza em 2018. Aí Hamilton, Vettel e Raikkonen
obtiveram os 3, velocidade média acima dos 263 Kms/h na qualificação.
POLES DE 2019
Leclerc 7, Bottas 5, Hamilton 5, Vettel 2, Verstappen 2
Leclerc 7, Bottas 5, Hamilton 5, Vettel 2, Verstappen 2
Mercedes 10, Ferrari
9, Red Bull 2
1ªFILAS DE 2019
Hamilton 13, Bottas 9, Leclerc 8, Vettel 7, Verstappen 5
Mercedes 22, Ferrari 15, Red Bull 5
Hamilton 13, Bottas 9, Leclerc 8, Vettel 7, Verstappen 5
Mercedes 22, Ferrari 15, Red Bull 5
* Maior Nº de 1ªs filas de sempre. Hamilton 145, Schumacher 116, Vettel 101 são o Top 3 da história.
* Verstappen fecha o ano com 10
primeiras filas na sua história (igual a Jean Alesi, Keke Rosberg e Jean Behra),
Leclerc fecha com 8 primeiras filas - todas este ano (igualando entre outros
Gilles Villeneuve) e Bottas fecha o ano com 26 no seu total (tantas quantas
Juan Pablo Montoya).
* Entre colegas de equipa, a Williams teve o maior desnível. Nas 21 Qualificações do ano, Russel bateu sempre Kubica. 21-0. Verstappen com dois colegas de equipa, "despachou" ambos por 11-1 e 8-1. Perdeu apenas uma qualificação para Albon e outra para Gasly. O maior equilibrio aconteceu na McLaren. Norris bateu Sainz por 11 vezes e Sainz bateu Norris por 10. A listagem abaixo, do maior desnível para o maior equilíbrio.
George Russell | 21 | WILLIAMS | 0 | Robert Kubica |
Max Verstappen | 8 | RED BULL | 1 | Alexander Albon |
Max Verstappen | 11 | RED BULL | 1 | Pierre Gasly |
Sergio Perez | 18 | RACING POINT | 3 | Lance Stroll |
Lewis Hamilton | 14 | MERCEDES | 7 | Valtteri Bottas |
Daniel Ricciardo | 14 | RENAULT | 7 | Nico Hulkenberg |
Kevin Magnussen | 13 | HAAS | 8 | Romain Grosjean |
Charles Leclerc | 12 | FERRARI | 9 | Sebastian Vettel |
Kimi Raikkonen | 12 | ALFA ROMEO | 9 | Antonio Giovinazzi |
Pierre Gasly | 7 | TORO ROSSO | 2 | Daniil Kvyat |
Alexander Albon | 5 | TORO ROSSO | 7 | Daniil Kvyat |
Lando Norris | 11 | McLAREN | 10 | Carlos Sainz |
ELIMINAÇÕES NA Q1, Q2 E PRESENÇAS NA Q3
* Ordenado por escuderias, a lista com o número de presenças na Q3 em qualificação e o número de eliminações na Q1 e Q2 ao longo da temporada.
Elimin. Q1 | Elimin. Q2 | Na Q3 | ||
Lewis Hamilton | MER | 0 | 0 | 21 |
Valtteri Bottas | MER | 0 | 0 | 21 |
Sebastian Vettel | FER | 1 | 0 | 20 |
Charles Leclerc | FER | 1 | 0 | 20 |
Max Verstappen | RBR | 1 | 1 | 19 |
Alexander Albon | RBR/TR | 3 | 9 | 9 |
Daniel Ricciardo | REN | 2 | 7 | 12 |
Nico Hulkenberg | REN | 3 | 9 | 9 |
Romain Grosjean | HAA | 6 | 6 | 9 |
Kevin Magnussen | HAA | 3 | 9 | 9 |
Carlos Sainz | MCL | 3 | 5 | 13 |
Lando Norris | MCL | 1 | 6 | 14 |
Sergio Perez | RCP | 7 | 10 | 4 |
Lance Stroll | RP | 14 | 6 | 1 |
Kimi Raikkonen | RP | 4 | 8 | 9 |
Antonio Giovinazzi | AR | 5 | 13 | 3 |
Daniil Kvyat | AR | 7 | 10 | 4 |
Pierre Gasly | RBR/TR | 2 | 6 | 13 |
Robert Kubica | WIL | 21 | 0 | 0 |
George Russell | WIL | 21 | 0 | 0 |
Grelha de Partida-Tipo de 2019
* Considerando a posição média de largada para os 21 GPs de 2019, depois de atribuídas penalizações após a Qualificação.
1. Lewis Hamilton 2. Valtteri Bottas
3. Sebastian Vettel 4. Charles Leclerc
5. Max Verstappen 6. Lando Norris
7. Pierre Gasly 8. Carlos Sainz Jnr
9. Daniel Ricciardo 10. Alexander Albon
11. Nico Hulkenberg 12. Romain Grosjean
13. Kevin Magnussen 14. Kimi Raikkonen
15. Sergio Perez 16. Daniil Kvyat
17. Antonio Giovinazzi 18. Lance Stroll
19. George Russell 20. Robert Kubica
3. Sebastian Vettel 4. Charles Leclerc
5. Max Verstappen 6. Lando Norris
7. Pierre Gasly 8. Carlos Sainz Jnr
9. Daniel Ricciardo 10. Alexander Albon
11. Nico Hulkenberg 12. Romain Grosjean
13. Kevin Magnussen 14. Kimi Raikkonen
15. Sergio Perez 16. Daniil Kvyat
17. Antonio Giovinazzi 18. Lance Stroll
19. George Russell 20. Robert Kubica
VOLTAS MAIS RÁPIDAS
* Foram 7 pilotos e 4
escuderias diferentes a obter Voltas Mais Rápidas em 2019.
* Hamilton foi
o piloto com mais Voltas Rápidas de Corrida em 2019. Fez 6 Melhores Voltas,
contra 4 de Leclerc. Tem agora, a par de Raikkonen, 46 Voltas
mais Rápidas de Corrida, (ex-equo no 2º lugar). Mais, só Michael Schumacher, recordista com 77 Voltas Mais Rápidas de Corrida.
* Mercedes fez 9
Voltas Rápidas no ano, fecha temporada com 75, a apenas 1 do registo da
Lotus (76). Mais só Williams (133), McLaren (155) e Ferrari (254)
VOLTAS MAIS RÁPIDAS 2019
Hamilton 6, Leclerc 4, Verstappen 3, Bottas 3, Gasly 2, Vettel 2, Magnussen 1
Hamilton 6, Leclerc 4, Verstappen 3, Bottas 3, Gasly 2, Vettel 2, Magnussen 1
Mercedes 9, Ferrari
6, Red Bull 5, Haas 1
PÓDIOS
* Foram 8 pilotos e 5
escuderias diferentes a obter Pódios em 2019.
* Hamilton marcou 17
pódios em 21 GPs (os mesmos 17 em 21 no ano anterior). 11 delas foram vitórias. Elevou
para 151 pódios a sua marca acumulada (60,4% do seu # de GPs), a 4 pódios do
máximo absoluto de Michael Schumacher. Em 2020, Hamilton sem dúvidas se tornará
o piloto com mais pódios de sempre na história da F1.
* Bottas marcou 15 pódios no ano. Tem agora 45, marca
igual à de Carlos Reutemann.
Em 2020 deverá com probabilidade alcançar Berger, Button,
Hakkinen, Lauda e até Nico Rosberg para se tornar um dos 12 pilotos com mais
pódios de sempre.
* Vettel
fez 9 pódios (menos 3 que em 2018), passou para os 120 no total de carreira,
atrás das marcas de Schumacher e Hamilton.
* Leclerc fez 10 pódios, os primeiros da
carreira, incluindo 3 vezes no lugar mais alto do pódio. Porém, não é o
1º monegasco no pódio. Esse foi Louis Chiron, que em 1950 obteve o 1º pódio
para o Mónaco na F1.
* Verstappen fez 9
pódios na época (menos 2 que em 2018). Fecha o ano com 31 no seu registo,
tal como Jack Brabham. Em 2020 ambicionará conquistar, pelo menos, tantos pódios como em 2019. Se assim for ultrapassará as marcas de nomes históricos, alguns campeões...Jean Alesi, Jacques Laffite, Jim
Clark, Jody Schekter, Emerson Fittipaldi, Juan Manuel Fangio, Graham Hill ou
Riccardo Patrese
* 1º pódio para Gasly e Sainz. No GP Brasil
tornaram-se o 210º e 211º homens de sempre a subir ao pódio na F1.
* Mercedes passou a Lotus (197) agora tem 211, atrás
apenas de Williams 312 McLaren 486 e Ferrari 770.
*1º pódio da McLaren
desde o duplo pódio GP Austrália 2014 com Magnussen e Button. A McLaren faz
agora 486 pódios. Na sua frente só a Ferrari com 770
* Equipas clássicas
da F1 estão num jejum de pódios incrível. A Williams não tem pódio (desde Aze
2017), a Renault (desde Mal 2011), a Alfa Romeo (desde Ita 1984),
* 1º pódio duplo da
Honda desde Suzuka 1991. 1ª
dobradinha de motor na F1 desde o dia em que, travando
na reta para oferecer a vitória a Gerard Berger, Ayrton Senna foi 2º e na
dobradinha McLaren Honda, Senna se sagrou Tri Campeão do Mundo. Foi a 30ª
dobradinha de motor para a Honda. A Renault fez já 56, a Mercedes 84, a Ferrari
85 e a Ford Cosworth 108.
PÓDIOS DE 2019:
Hamilton 17, Bottas 15, Leclerc 10, Vettel 9, Verstappen 9, Kvyat 1, Gasly
1, Sainz 1
Mercedes 32, Ferrari 19, Red Bull 9, Toro Rosso 2,
McLaren 1
PIT STOPS
* A Williams Racing esteve na luta com a Red Bull pelo maior número de vitórias
no ano, no duelo pelos PitStops mais rápidos de corrida. Lenta em pista mas
rápida na PitLane, a Williams triunfou em 9 dos 21 GPs (quase 50%).
Tal como a Willimas, a Red Bull Racing venceu também 9 GPs, mas a decisão do Campeonato a seu favor foram as 3
dobradinhas (P1 e P2 nos PitStops de corrida), nos GPs da Austrália,
Inglaterra e EUA.
A Ferrari que em 2018 vencera 7 dos GPs nas boxes,
este ano levou a melhor apenas num GP. A McLaren venceu 2 GPs nas boxes em
2019.
* A Red Bull foi consistente, garantindo a
vitória no Mundial das Boxes. A pontuação é idêntica ao campeonato do mundo,
os 10 pit stops mais rápidos de cada corrida foram pontuados.
CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL PITSTOPS
*
No GP do Brasil, a Red Bull bateu o RECORD MUNDIAL da
história, ao realizar o pitstop do carro de Max Verstappen, em 1.82s
* Vitórias em PIT STOPS 2019:
ESCUDERIAS - VITÓRIAS | Vitórias 2019 | Dobradinhas 2019 | Vitórias 2018 |
Williams Racing | 9 | 1 | 4 |
Red Bull Racing | 9 | 3 | 4 |
McLaren F1 | 2 | 0 | 0 |
Scuderia Ferrari | 1 | 0 | 7 |
* O Total de PitStops de 2019 foi 626 (em 2018 foram 503 e em 2017 foram 558).
* Os GPs com mais PitStops foram Alemanha com 78
PitStops (quase ao nível dos 80 PitStops no GP China de 2017). O Brasil com 45
Pit Stops foi o 2º com mais idas às boxes.
PitStops por GP
#GP | #PITSTOPS 2019 | #PITSTOPS 2018 |
GP Austrália | 22 | 20 |
GP Bahrain | 40 | 33 |
GP China | 37 | 30 |
GP Azerbaijão | 25 | 35 |
GP Espanha | 37 | 21 |
GP Mónaco | 23 | 26 |
GP Canada | 22 | 20 |
GP França | 23 | 20 |
GP Áustria | 22 | 23 |
GP Inglaterra | 29 | 28 |
GP Alemanha | 78 | 40 |
GP Hungria | 24 | 20 |
GP Bélgica | 24 | 20 |
GP Itália | 20 | 21 |
GP Singapura | 29 | 25 |
GP Rússia | 20 | 20 |
GP Japão | 20 | 23 |
GP EUA | 33 | 24 |
GP México | 27 | 29 |
GP Brasil | 45 | 25 |
GP Abu Dhabi | 26 | 18 |
TOT | 626 | 521 |
ULTRAPASSAGENS
* 2019 com mais ultrapassagens
que 2018 e 2017. Foram 1215 contra 1108 de 2018 e 940 em
2017.
* As Ultrapassagens com auxílio de DRS aumentam na sua percentagem relativa ao total.
Há mais ultrapassagens mas o DRS é mais
determinante. Em 2019 foram 560 contra 423 em 2018 e 249 em 2017. 46 % do toal em
2019, 38% em 2018 e 26% em 2017.
* As ultrapassagens diretas para P1 em pista (não contam as que acontecem durante pitstops, apenas ultrapassagens direta em pista), este ano tivemos 14, mais
3 do que em 2018 e 2017 onde se
contabilizaram 11.
7 delas aconteceram
em 3 GPs. 3 no GP do Bahrain, 2 no GP de Singapura e no GP dos EUA. Em 10 dos 21
GPs não houve qualquer passagem direta em pista para o comando.
Totais da Época
ULTRAPASSAGENS | TOT | TOT | DRS | DRS | PARA P1 | PARA P1 | |
2019 | 2018 | 2019 | 2018 | 2019 | 2018 | ||
GP Austrália | 14 | 15 | 7 | 3 | 0 | 1 | |
GP Bahrain | 97 | 86 | 47 | 31 | 3 | 1 | |
GP China | 61 | 79 | 22 | 23 | 0 | 2 | |
GP Azerbaijão | 83 | 70 | 60 | 22 | 1 | 0 | |
GP Espanha | 31 | 18 | 17 | 10 | 0 | 0 | |
GP Mónaco | 18 | 18 | 0 | 2 | 0 | 0 | |
GP Canada | 39 | 30 | 28 | 4 | 0 | 0 | |
GP França | 32 | 81 | 18 | 39 | 0 | 0 | |
GP Áustria | 57 | 71 | 38 | 23 | 1 | 0 | |
GP Inglaterra | 49 | 63 | 16 | 22 | 0 | 1 | |
GP Alemanha | 105 | 78 | 20 | 42 | 1 | 1 | |
GP Hungria | 32 | 26 | 28 | 18 | 1 | 0 | |
GP Bélgica | 82 | 36 | 44 | 16 | 1 | 1 | |
GP Itália | 73 | 68 | 26 | 23 | 1 | 3 | |
GP Singapura | 78 | 19 | 22 | 5 | 2 | 0 | |
GP Rússia | 36 | 42 | 14 | 19 | 0 | 0 | |
GP Japão | 60 | 87 | 29 | 22 | 0 | 0 | |
GP México | 61 | 54 | 36 | 26 | 0 | 0 | |
GP EUA | 72 | 67 | 37 | 22 | 2 | 0 | |
GP Brasil | 92 | 61 | 31 | 32 | 1 | 1 | |
GP Abu Dhabi | 43 | 39 | 20 | 19 | 0 | 0 | |
TOTAIS | 1215 | 1108 | 560 | 423 | 14 | 11 |
ABANDONOS
ABANDONOS | TOTAL | ACID./DESP. | MECANICO |
2019 | 57 | 18 | 39 |
2018 | 81 | 27 | 54 |
2017 | 94 | 34 | 60 |
2016 | 85 | 30 | 55 |
Pilotos e
equipas com mais abandonos na temporada
PILOTOS | Total | Acid./Desp. |
Mecanico |
Grosjean | 7 | 1 | 6 |
Ricciardo | 5 | 1 | 4 |
Norris | 5 | 1 | 4 |
Sainz | 4 | 0 | 4 |
Leclerc | 3 | 2 | 1 |
Vettel | 3 | 1 | 2 |
Gasly | 3 | 1 | 2 |
Kvyat | 3 | 1 | 2 |
Hulkenberg | 3 | 1 | 2 |
Stroll | 3 | 1 | 2 |
Magnussen | 3 | 0 | 3 |
Giovinazzi | 2 | 2 | 0 |
Russell | 2 | 2 | 0 |
Bottas | 2 | 1 | 1 |
Verstappen | 2 | 1 | 1 |
Perez | 2 | 1 | 1 |
Raikkonen | 2 | 1 | 1 |
Kubica | 2 | 0 | 2 |
Albon | 1 | 0 | 1 |
Hamilton | 0 | 0 | 0 |
ESCUDERIAS | Total | Aci/Desp | Mecanico |
Haas | 10 | 1 | 9 |
McLaren | 9 | 1 | 8 |
Renault | 8 | 2 | 6 |
Ferrari | 6 | 3 | 3 |
Red Bull | 5 | 2 | 3 |
Racing Point | 5 | 2 | 3 |
Toro Rosso | 4 | 1 | 3 |
Williams | 4 | 2 | 2 |
Alta Romeo | 4 | 3 | 1 |
Mercedes | 2 | 1 | 1 |
Pilotos com
mais abandonos por acidente em 2019:
* 3 pilotos abandonaram mais que qualquer outro, por 2
vezes na época por despiste ou acidente. Leclerc, Giovinazzi e Russell tiveram
2 abandonos nestas circunstâncias. Ferrari e Alfa Romeo tiveram 3 abandonos
neste ranking (a Ferrari viu Vettel e Leclerc abandonarem no acidente entre
ambos no GP do Brasil).
Pilotos com mais abandonos por motivos mecânicos em 2019:
* Grosjean foi vítima de 6 problemas mecânicos no
Haas, Ricciardo, Norris e Sainz por 4 vezes cada, não acabaram GPs por motivos
mecânicos. A Haas e a McLaren não tiveram fiabilidade nos seus carros falhando
por 9 e 8 vezes respectivamente.
Número de Abandonos por GP em 2019
* Mais acidentes/despistes na Alemanha (5), mais abandonos por motivos mecânicos, no
Bahrain e nos Estados Unidos. O GP da Áustria não teve abandonos. Os GPs do
Mónaco, França, Hungria, Japão e Abu Dhabi tiveram apenas 1 abandono na
corrida.
ABANDONOS 2019 | TOTAL | ACI/DES | MECAN. |
GP Austrália | 3 | 0 | 3 |
GP Bahrain | 4 | 0 | 4 |
GP China | 3 | 0 | 3 |
GP Azerbaijão | 4 | 2 | 2 |
GP Espanha | 2 | 2 | 0 |
GP Mónaco | 1 | 0 | 1 |
GP Canada | 2 | 0 | 2 |
GP França | 1 | 0 | 1 |
GP Áustria | 0 | 0 | 0 |
GP Inglaterra | 3 | 1 | 2 |
GP Alemanha | 7 | 5 | 2 |
GP Hungria | 1 | 0 | 1 |
GP Bélgica | 3 | 2 | 1 |
GP Itália | 3 | 0 | 3 |
GP Singapura | 3 | 2 | 1 |
GP Rússia | 5 | 2 | 3 |
GP Japão | 1 | 0 | 1 |
GP México | 2 | 0 | 2 |
GP EUA | 4 | 0 | 4 |
GP Brasil | 4 | 2 | 2 |
GP Abu Dhabi | 1 | 0 | 1 |
TOTAIS | 57 | 18 | 39 |
TOTAIS 2018 | 81 | 27 | 54 |
CAMPEONATO POR DISTÂNCIA
Se
todos os pilotos tivessem partido lado a lado no arranque do 1º GP do ano em
Melbourne, quem teria andado mais e vencido o campeonato na distância?
* O ano teve menos abandonos. Fiabilidade
mecânica grande e o número de acidentes e despistes foi também menor.
* Hamilton nunca abandonou, fez os 6384 Kms da época toda. Foi o único. O menos fiável, o que menos andou (1
acidente, 5 abandonos mecânicos foi Romain Grosjean.
* Na largada em Melbourne lado a lado, Hamilton teria cortado a meta em Abu Dhabi com 79 Kms de vantagem sobre Albon que seria o vice-campeão. Bottas chegaria em 3º lugar a 48 Kms de Albon. Dos Ferrari, Leclerc seria apenas P9 a 408 Kms do campeão. Vettel e Verstappen abandonaram tanto que seriam apenas P14 e P15 no final da época. Vettel a 466 Kms de Hamilton e Verstappen a 529 Kms.
A lista ( Nº de Kms):
1. Hamilton 6384 Kms, 2. Albon 6305, 3. Bottas 6257, 4. Gasly 6230, 5. Raikkonen 6198, 6. Stroll 6136, 7. Giovinazzi 6096, 8. Kvyat 6000, 9. Leclerc 5976, 10. Hulkenberg 5975, 11. Magnussen 5958, 12. Russell 5955, 13. Perez 5944, 14. Kubica 5931, 15. Vettel 5918, 16. Verstappen 5855, 17. Norris 5657, 18. Ricciardo 5637, 19. Sainz 5617, 20. Grosjean 5170.
VOLTAS NO COMANDO
* 6 Pilotos e 4
escuderias lideraram na temporada. Hamilton liderou por 511 voltas, Leclerc atrás com 246. Bottas comandou 185 voltas, Vettel 160 e
Verstappen 156. O piloto que não das "grandes" a comandar foi Giovinazzi, 4 voltas em Singapura.
* Leclerc foi
o 171º piloto de sempre a liderar um GP. O 1º monegasco a fazê-lo. Estreou-se na matéria no GP do Bahrain. E termina a época
com 246, o que lhe dá já o #56 no ranking de sempre.
* Giovinazzi
tornou-se no 1º piloto que não pertence a
Mercedes, Ferrari ou RedBull, a comandar uma corrida desde o GP Inglaterra de
2015. Foi o 1º italiano volta a liderar um GP, 10 anos depois. O 172º piloto de
sempre na frente de um GP. E um AlfaRomeo voltou a liderar
um GP, 36 anos depois.
* Durante a época, a
Mercedes passou a Lotus no número de voltas comandadas de GP. É agora a 5ª
escuderia qua mais liderou desde sempre. 5764 voltas. Pela
frente Williams 7584 voltas, McLaren 10583 voltas e a líder Ferrari com 14716
voltas no comando.
* Hamilton e Vettel comandam Voltas há 13 anos consecutivos. Melhor, só Michael Schumacher com 15 anos consecutivos(92/06).
* Hamilton comandou GPs por 148 vezes em 250 GPs. Ele, Schumacher e Vettel (este ano), são os únicos da história a suplantar a marca de 100 GPs liderados. Schumacher comandou 142 em 306 GPs. Vettel tem agora 105 em 247 GPs.
* Vettel, Lewis Hamilton e Michael Schumacher, são os únicos a liderar mais de 3000 voltas na história.
VOLTAS LIDERADAS EM 2019:
* Hamilton e Vettel comandam Voltas há 13 anos consecutivos. Melhor, só Michael Schumacher com 15 anos consecutivos(92/06).
* Hamilton comandou GPs por 148 vezes em 250 GPs. Ele, Schumacher e Vettel (este ano), são os únicos da história a suplantar a marca de 100 GPs liderados. Schumacher comandou 142 em 306 GPs. Vettel tem agora 105 em 247 GPs.
* Vettel, Lewis Hamilton e Michael Schumacher, são os únicos a liderar mais de 3000 voltas na história.
VOLTAS LIDERADAS EM 2019:
Hamilton 511, Leclerc 246, Bottas 185, Vettel 160 (em 2018 tinha liderado 345),
Verstappen 170, Giovinazzi 4.
Mercedes 696 (em
2018, 504), Ferrari 437 (em 2018, 406), Red Bull 156 (em 2018, 269)
TOTAL DE VOLTAS NO ANO COM SAFETY CAR
* Safety Car: O outro
carro que liderou este ano GPs foi o Safety Car. Foi usado em 70 Voltas do
campeonato. (este número é estatístico, não retira volta de comando aos pilotos
deste ranking que foram P1 mesmo durante a permanência do Safety Car em pista).
HAT TRICKs e GRAND
CHELEMs
* Desde o GP de
Inglaterra de 2017, tivemos 1 ano e meio sem Hat Trick ou Grand Chelem.
Foi preciso o último GP da época, em Abu Dhabi, para assistir a um
fim-de-semana perfeito de Lewis Hamilton.
Fez pole, vitória
e Volta Mais Rápida (Hat Trick) e acrescentou o facto de permanecer na
liderança da corrida, mesmo aquando do seu pit stop (Grand Chelem). Foi o 15º Hat Trick de carreira e o
seu 6º Grand Chelem.
Só Schumacher fez mais Hat Tricks (22)
e Jim Clark mais Grand Chelems (6).
A corrida de Abu Dhabi foi também a
19ª vitória de Lewis Hamilton de ponta-a-ponta, da largada até final. Assim,
igualou um record absoluto na F1, de Ayrton Senna que também venceu 19 corridas
liderando de início a final.
OUTROS FACTOS E NÚMEROS:
* 35 vezes na
história, Hamilton e Vettel, repartiram a 1ª fila de grelha. Mais uma vez que o
número em que Alan Prost e Ayrton Senna largaram lado a lado da 1ª fila. Este
ano tal aconteceu apenas no GP do Canadá. Hamilton venceu a corrida, Vettel
ficou atrás.
* Desde 2007, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel venceram 136 de 248 GPs (54,8%)
* Pilotos da grelha com mais GPs feitos e sem vencer? Hulkenberg 177GPs, Perez 176, Grosjean 164, Magnussen e Sainz 102, Kvyat 93. Com o previsível abandono de Hulkenberg, em 2020 Sergio Perez passará a ser o mais veterano sem nunca ter vencido.
* Desde 2007, Lewis Hamilton e Sebastian Vettel venceram 136 de 248 GPs (54,8%)
* Pilotos da grelha com mais GPs feitos e sem vencer? Hulkenberg 177GPs, Perez 176, Grosjean 164, Magnussen e Sainz 102, Kvyat 93. Com o previsível abandono de Hulkenberg, em 2020 Sergio Perez passará a ser o mais veterano sem nunca ter vencido.
Os líderes deste ranking pouco abonatório são ainda Andrea de Cesaris com 208 GPs e Nick Heidfeld com 183 sem vencer.
Mark Webber venceu no 130º GP, Rubens Barrichello no 124º, Jarno Trulli no 117º, Jenson
Button no 113º, Nico Rosberg no 111º, Giancarlo Fisichella no 110º, Mika Hakkinen no 96º.
* 138 GPs consecutivos em que apenas 3 escuderias venceram GPs. A Mercedes 90, Red Bull 31 e Ferrari 16. A última vitória fora destas 3 escuderias foi o GP Austrália de 2013 com Kimi Raikkonen, com a Lotus.
* 138 GPs consecutivos em que apenas 3 escuderias venceram GPs. A Mercedes 90, Red Bull 31 e Ferrari 16. A última vitória fora destas 3 escuderias foi o GP Austrália de 2013 com Kimi Raikkonen, com a Lotus.
* 10ª época consecutiva com
Hamilton a obter pelo menos 5 poles. Ayrton Senna e Michael Schumacher
obtiveram 6 temporadas seguidas com esse registo.
* Hamilton venceu 11 de 21 GPs em 2019. Igual ao que fez em 2014 e 2018. Em 2004 Schumacher venceu 13/18 GPs e Vettel em 2013 venceu 13/19 GPs.
* Hamilton venceu 11 de 21 GPs em 2019. Igual ao que fez em 2014 e 2018. Em 2004 Schumacher venceu 13/18 GPs e Vettel em 2013 venceu 13/19 GPs.
* Hamilton tem agora 6 vitórias no seu GP caseiro, o
GP de Inglaterra. Só um outro piloto conseguiu o mesmo feito. Alain Prost que
venceu por 6 vezes o "seu" GP de França.
* Hamilton tem agora vitória em 26 circuitos
diferentes. É record. Schumacher só venceu em 23 pistas, Prost em 22 e Vettel
em 21.
* Hamilton iguala no
final do GP AbuDhabi a marca de 33 GPs consecutivos a terminar uma corrida. É
Record Ex-Equo com Nick Heidfeld, 33 GPs seguidos a terminar (China 2007 a
Itália 2009) e de si mesmo (Japão 2016-França 18). Agora Hamilton leva
sequência (desde Inglaterra 2018 até AbuDhabi 2019). Se
no GP Austrália de 2020 terminar a corrida, será novo record absoluto.
* Pela 9ª vez na
história um piloto completa 100% das voltas da temporada. Sem abandonos, faz as
1262 voltas. As 8 vezes anteriores foram: Dan Gurney 1961,
Richie Ginter 1964, Michael Schumacher 2002, Nick Heidfeld 2008, Kimi
Raikkonen 2012, Max Chilton 2013, Daniel Ricciardo 2016 e o próprio
Lewis Hamilton 2017.
* Hamilton tem pelo menos uma vitória em cada uma das
suas 13 épocas de F1
* Há 79 GPs consecutivas
que Hamilton não abandona por acidente. Última vez foi no GP Espanha 2016 quando Hamilton e Rosberg, companheiros de equipa se colocaram ambos fora
de pista.
McLaren...
McLaren...
* McLaren está sem
vencer há 139 GPs (desde GP Brasil de 2012 com Button). É o seu maior
registo sem vitórias. O anterior datava das temporadas de 1993 a 1997.
* 139 GPs sem a McLaren na pole position, a maior ausência desde 1994-1997
* No GP do Brasil a McLaren interrompeu um jejum de 117GPs consecutivos sem um pódio
* No GP do Brasil a McLaren interrompeu um jejum de 117GPs consecutivos sem um pódio
* Pódio no GP do Brasil, com 3º lugar de Carlos Sainz foi o 1º do espanhol na F1. Foi o 100º pódio
Espanhol na F1, 1º desde Alonso em 2014, na Hungria. Sainz
tornou-se o 211º piloto de sempre a fazer pódio na F1.
Williams...
* Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 143 GPs.
Renault...
* Williams não vence desde o GP de Espanha de 2012 (Maldonado), há 143 GPs.
Renault...
* Nico Hülkenburg aumentou o Record de 177 GPs sem nunca ter obtido vitória. Nem sequer um pódio, também. Neste caso, um Record Absoluto.
Haas...
* Teve 2ª Volta Mais Rápida de GP em Singapura (igual à estreia em 2018 na mesma pista e também com Magnussen). 2 voltas mais rápidas na história, iguala as marcas da Eagle, Honda, Shadow, Wolf, Epperly, Toleman, BMW e Jordan.
* Vai com 83 GPs sem pódios. É a 5ª equipa de sempre, com mais GPs sem ir ao pódio. Só a ATS 89, Ensign 99, Osella 132 e a Minardi recordista, com 340 GPs sem pódios.
Alfa Romeo
* Vai com 83 GPs sem pódios. É a 5ª equipa de sempre, com mais GPs sem ir ao pódio. Só a ATS 89, Ensign 99, Osella 132 e a Minardi recordista, com 340 GPs sem pódios.
Alfa Romeo
* Kimi Raikkonen termina com 243 GPs concluídos na história. A apenas 1 de igualar Fernando Alonso, piloto com mais GPs concluídos. E está a 10 GPs de igualar R.Barrichello como piloto com mais GPs de sempre.
* P4 e P5 de Raikkonen e Giovinazzi no GP Brasil, foi melhor resultado conjunto da AlfaRomeo desde o GPEspanha 1951, Fangio P1 e Farina P3.
Toro Rosso...
* Pódio de Gasly no Brasil, foi o seu 1º pódio, 1º de um francês desde Grosjean/Bélgica15), foi o 210º piloto no pódio.
* P4 e P5 de Raikkonen e Giovinazzi no GP Brasil, foi melhor resultado conjunto da AlfaRomeo desde o GPEspanha 1951, Fangio P1 e Farina P3.
Toro Rosso...
* Pódio de Gasly no Brasil, foi o seu 1º pódio, 1º de um francês desde Grosjean/Bélgica15), foi o 210º piloto no pódio.
* Toro Rosso termina na F1 (em 2020 é AlphaTauri).