Agressões, feridos e detidos em Roma

Cerca de 10.000 polícias estão a fazer em Roma a segurança à final daLiga dos Campeões de futebol entre Barcelona e Manchester United, masjá houve detenções, cenas de violência e o esfaqueamento de um inglês.  

RTP /
Roma é palco esta noite da final da Liga dos Campeões Foto: Semodemente

"Blaugranas" e "red devils" só se defrontam às 20:45 (19:45 em Lisboa), mas muitos milhares de adeptos já estão na capital italiana, onde o álcool tem potenciado quezílias: um adepto do Manchester foi ferido numa perna com arma branca e deve ficar internado 10 dias no hospital. 
 
Dois outros ingleses embriagados, de 19 e 45 anos, foram detidos depois de agredir com murros e pontapés agentes da polícia chamados à Praça Campo di Fiori onde ambos incomodavam os clientes de um bar.  
 
O jornal La Republica noticia hoje que um norte-americano de 23 anos ficou ferido terça-feira em Ostia, localidade costeira perto de Roma, alegadamente por ter sido confundido com um adepto do Manchester United: os quatro jovens italianos agressores puseram-se em fuga, mas foram detidos pela polícia pouco depois.  
 
O chefe da polícia romana já tinha alertado para a possibilidade de problemas entre adeptos radicais ingleses e italianos, depois dos graves incidentes no Roma-Manchester United em Dezembro de 2007. 
 
Para o "jogo do ano", as autoridades italianas, que há dois dias patrulham a capital transalpina ininterruptamente, contam com 70.000 adeptos, 50.000 dos quais a viajar em voos charter, sendo 30.000 ingleses e 20.000 espanhóis.
 
As polícias inglesa e espanhola destacaram uma quinzena de elementos - uns fardados e outros à paisana - para coordenar as operações de segurança juntamente com os colegas italianos. 
 
A organização apelou ainda aos adeptos para irem para o estádio com a máxima antecedência, pois são esperados problemas com bilhetes falsos.

C/LUSA
 
PUB