Augusto Inácio recorda "campeão que ganhou muitas batalhas"
O treinador Augusto Inácio recorda Bobby Robson
como um campeão que ganhou muitas batalhas, sempre recorrendo ao seu espírito
de brincadeira para ultrapassar as adversidades.
Contactado pela Agência Lusa em Luanda, Augusto Inácio, adjunto de Bobby Robson aquando a sua passagem pelo FC Porto, na década de 90, recorda o "homem extraordinário" e o "comunicador por excelência que era".
"Conviver com Bobby Robson, pela sua personalidade rica e forma animada e descontraída de ser, foi uma verdadeira lição de vida para todos nós. Nos bons e nos maus momentos tinha sempre uma palavra de ânimo", recorda.
Inácio recordou a eliminação do FC Porto frente ao FC Barcelona nas meias-finais da Liga dos Campeões, em 1993/94, com uma derrota por 3-0 em Nou Camp, como um desses exemplos da atitude de Bobby Robson.
"No regresso de Barcelona, seguia cabisbaixo no meu lugar no avião, quando Bobby Robson chegou ao pé de mim e me disse: 'Inácio, levanta a cabeça. Futebol é isto mesmo, mas amanhã é outro dia e o sol brilhará para nós".
Para Augusto Inácio, que não sabia que Robson estava muito mal, e que o desfecho estava próximo, era esta personalidade forte e esta maneira de ser que fazia do treinador inglês um exemplo e uma lição de vida.
"Sir" Bobby Robson, 76 anos (nasceu a 18 de Fevereiro de 1933, em Langley
Park, Inglaterra), morreu hoje na sua casa no condado de Durham, depois
de uma longa batalha contra o cancro.
C/ Lusa