Barcelona regressa ao comando

Barcelona regressa ao comando

O FC Barcelona reassumiu a liderança na Liga espanhola depois de vencer na receção ao Real Oviedo, com a ‘arte’ da Lamine Yamal a fechar uma vitória (3-0) iniciada com dois erros grosseiros dos visitantes.

Lusa /
EPA

Depois de uma primeira parte a ‘zeros’ em Camp Nou, os catalães, com o português João Cancelo a titular, abriram o marcador por intermédio de Dani Olmo, aos 52 minutos, com o ‘Barça’ a aproveitar uma má saída de bola do Oviedo, numa falha do luso-angolano David Carmo, com o médio espanhol a aproveitar.

No seu pior período, os visitantes voltaram a comprometer, com o defesa David Costas a tentar atrasar, com pouca força, para o guarda-redes, numa bola que Raphinha aproveitou para ganhar em corrida e ‘picar’ em direção à baliza, aos 57.

O terceiro golo da equipa de Hansi Flick partiu do ‘génio’ de Yamine Lamal, com o espanhol a aproveitar um cruzamento de trivela de Dani Olmo para num movimento entre a bicicleta e o pontapé de moinho, marcar o melhor golo da tarde, aos 73.

A vitória diante do 20.º e último classificado devolve ao ‘Barça’ a liderança no campeonato, com 52 pontos, mais um do que o rival Real Madrid, adversário do Benfica na quarta-feira na Liga dos Campeões, que no sábado tinha vencido na visita ao Villarreal (2-0).

O Atlético de Madrid venceu por 3-0 na receção ao Maiorca, com golos de Sorloth, Thiago Almada e um autogolo de David Lopes, e isolou-se no terceiro lugar, com 44 pontos, a sete do Real Madrid, segundo, e a oito do líder FC Barcelona.

Com a vitória de hoje no Metropolitano, os ‘colchoneros’ aproveitaram o deslize no sábado do Villarreal, que tinha o mesmo número de pontos, mas caiu para a quarta posição, após perder em casa com o Real Madrid (2-0).

O Maiorca está ligeiramente acima da zona de descida, na 17.ª posição, com 21 pontos, os mesmos de Getafe (18.º e já em zona de despromoção) e mais quatro que o Levante (19.º e penúltimo, com 17), treinado pelo português Luís Castro, ambos com menos um jogo.

O Alavés venceu em casa por 2-1 o Betis, com golos de Carlos Vicente, aos três minutos, e do ex-FC Porto Toni Martinez, aos 47, tendo o marroquino Abde Ezzalzouli reduzido aos 90+5, e deixou a zona de despromoção.

O regresso aos triunfos do Alavés após quatro derrotas e um empate, foi premiado com a subida do 18.º ao 15.º lugar, com 22 pontos, empatado com o Rayo Vallecano e apenas a três do nono lugar do Osasuna.

O Betis, que vinha de uma vitória e um empate na La Liga, marcou passo na sexta posição, com 32 pontos – de acesso à Liga Conferência -, a dois do Espanyol (quinto, com 34) e com os mesmos pontos do Celta de Vigo (sétimo).

A Real Sociedad, do português Gonçalo Guedes, venceu por 3-1 na receção ao Celta de Vigo, com golos de Mikel Oyarzabal, aos 17 e 75 minutos, e Brais Mendez, aos 90+6, de penálti. Borja Inglesia reduziu para o Celta aos 72 minutos.

Com a terceira vitória seguida no campeonato, a Real Sociedad segue no oitavo lugar, com 27 pontos, e encurtou para cinco a diferença para o Celta de Vigo e o Betis.

PUB