Bola de Ouro entregue em Paris

por Mário Aleixo - RTP
Está aí a Bola de Ouro para ser entregue ao melhor de todos Yoan Valat - EPA

O futebolista brasileiro Vinícius Júnior é o principal candidato a conquistar a Bola de Ouro da época 2023/24, numa cerimónia em que cinco portugueses estão na corrida a quatro prémios.

O avançado, de 24 anos, pode atingir o ponto mais alto da carreira, depois de na temporada passada – a que se reporta o prémio – ter ajudado o Real Madrid a vencer a Liga espanhola, a Supertaça de Espanha, a Supertaça Europeia e, claro, a jóia maior de qualquer clube, a Liga dos Campeões, em que marcou um dos golos na final com o Borussia Dortmund (2-0).

Entre os 30 nomeados ao prémio de melhor jogador estão os internacionais portugueses Rúben Dias (Manchester City) e Vitinha (Paris Saint-Germain), enquanto João Neves (PSG), que alinhava no Benfica, concorre ao galardão de melhor jovem, e Diogo Costa, do FC Porto, luta pelo prémio de melhor guarda-redes. Já Filipa Patão, treinadora do Benfica, está entre os nomeados para treinador feminino.

A cerimónia do "Ballon d’Or" vai decorrer no Théâtre du Châtelet, em Paris, a partir das 20h00 (hora de Lisboa), consagrando os eleitos com base no desempenho da época passada, no período compreendido entre 1 de agosto de 2023 e 31 de julho de 2024.


PUB