Bolívia vence Equador e surpreende na Copa América

A Bolívia venceu o Equador por 3-2 e assumiu a liderança do grupo A da Copa América, em futebol.

Mário Aleixo c/Lusa /
O boliviano Marcelo Moreno ganha o duelo a um equatoriano EPA

A Bolívia está praticamente apurada para os quartos de final da competição, depois de ganhar em Valparaíso ao Equador.

Com um empate com o México e agora uma vitória, frente ao Equador, uma das mais fracas seleções sul-americanas, surpreende e chega aos quatro pontos no Grupo A, o que lhe deverá dar, pelo menos, um dos melhores terceiros lugares e a qualificação para os oitavos de final.

A Bolívia chegou cedo ao 2-0, com os golos de Raldes, aos cinco minutos e Smedberg-Dalence, aos 18. O jogo passou então a ser dominado territorialmente pelo Equador, que tudo tentou para recuperar da desvantagem, mas sem grande sucesso - desperdiçou mesmo uma grande penalidade, aos 38 minutos, num lance em que Valencia foi forçado a repetir o pontapé.

O resultado ao intervalo, absolutamente inesperado, acabou mesmo por ser 3-0, já que Moreno concretizou uma grande penalidade para a Bolívia, aos 43 minutos.

Na segunda parte a toada de jogo continuou a ser totalmente favorável ao Equador - quase 70 por cento de posse de bola - e a pressão quase chegou ao empate: marcaram aos 48, por Valencia, e aos 81, por Bolaños, desperdiçando também um par de ocasiões.

PUB