Bolonha e Lazio qualificam-se para os quartos de final da Taça de Itália

O Bolonha, atual detentor do troféu, e a Lazio marcaram quinta-feira encontro nos quartos de final da Taça de Itália de futebol, ao afastarem os também primodivisionários Parma e AC Milan, finalista derrotado na época passada, nos 'oitavos'.

Lusa /
Federico Proietti - EPA

No clássico da região de Emília-Romanha, os bolonheses impuseram-se na receção aos parmesãos (2-1), invertendo o golo inicial do polaco Adrian Benedyczak (minuto 13) com finalizações do inglês Jonathan Rowe (38) e do suplente argentino Santiago Castro (89).

Ao eliminar o Parma, três vezes vencedor da Taça de Itália, o Bolonha, que também tem três conquistas, começou com um triunfo a defesa do troféu e qualificou-se para a ronda seguinte, na qual receberá a Lazio, com sete troféus e vitoriosa frente ao AC Milan (1-0).

De regresso a Roma, onde tinham falhado a conquista da competição pela sexta vez em 2024/25, os milaneses perderam com um tento do capitão Mattia Zaccagni (80 minutos), em resposta ao canto cobrado na direita pelo defesa esquerdo português Nuno Tavares.

Ao contrário do compatriota, lançado a partir do banco, o avançado Rafael Leão foi titular pelo AC Milan, que vinha precisamente de um êxito na receção à Lazio (1-0), no sábado, para a 13.ª ronda da Liga italiana, que os 'rossoneri' lideram, a par do campeão Nápoles.

Bolonha e Lazio juntaram-se a Nápoles, Inter Milão, Atalanta e Juventus, detentor de um recorde de 15 cetros, nos 'quartos' da 79.ª edição da Taça de Itália, que só tem equipas primodivisionárias em ação e definirá os dois últimos apurados para a fase seguinte em janeiro de 2026, quando a Roma receber o Torino, enquanto o Como visita a Fiorentina.

PUB